Cada deputado eleito subiu na tribuna para fazer o compromisso e a assinatura do termo, que os empossa oficialmente.

Assessoria de Comunicação

Foram empossados na manhã desta sexta-feira, 1°, os deputados estaduais do Tocantins. A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa em Palmas e contou com a presença do governador Mauro Carlesse e do vice-governador Wanderlei Barbosa, ambos do PHS.

A mesa da solenidade foi composta por representantes da OAB, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Tocantins, além do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães e do presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Marilon Barbosa (PSB).

Cada deputado eleito subiu na tribuna para fazer o compromisso e a assinatura do termo, que empossa oficialmente os parlamentares, sendo comandado por Luana Ribeiro (PSDB) que também concorre à reeleição da presidência da Mesa Diretora. Apesar da posse ser por ordem alfabética, Luana Ribeiro foi a primeira empossada, para que pudesse reassumir a presidência da Mesa Diretora e da posse aos demais parlamentares.

Ainda debilitada pelo AVC que sofreu ano passado, a deputada Amália Santana assinou seu termo de posse de seu lugar no plenário sem se dirigir à tribuna. Santana foi auxiliada pelos colegas Valderez Castelo Brando e Olyntho Neto que a ajudaram a ficar em pé. Emocionada, a deputada fez o juramento e foi aplaudida de pé por todos no plenário e Mesa Diretora.

A maioria dos deputados agradeceu aos eleitores e suas famílias pelo apoio e votos recebidos. O deputado reeleito Valdemar Júnior (MDB) subiu à tribuna acompanhado de dois filhos e fez um breve discurso. Agradeceu aos votos que recebeu e fez compromisso com os servidores públicos do estado do Tocantins.

Após o encerramento da sessão, o deputado Junior Geo conversou com o Diário Tocantinense e espera “ que tenhamos sabedoria para lutar pelos interesses da sociedade, uma vez que fomos eleitos para representar a sociedade, não interesse particular”. Sobre a operação Espectro II, o deputado afirma que “o governo do Estado deveria fortalecer a segurança, em especial a investigação para que improbidades não voltem a ser cometidos”.

Toinho Andrade, candidato à presidência da Mesa Diretora, informou que não terá mudanças na chapa, “a composição será a mesma”. Indagado sobre a operação espectro II, que investiga supostos funcionários fantasmas na Assembleia que podem estar ligados ao gabinete do deputado, ele afirma que não tem conhecimento do que está acontecendo. “Eu não tomei conhecimento, não sei o que aconteceu. Quando eu souber eu me pronuncio”, declarou esquivando-se de comentar sobre o assunto.

Luana Ribeiro confirmou que manterá seu nome na disputa pela Mesa Diretora, mesmo sem a maioria do apoio. “Estou firme e decidida, mesmo que o governo tenha escolhido por outro candidato eu decidi manter meu nome”, disse.

Dos 24 deputados estaduais eleitos ano passado, cinco são do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O mais votado foi Leo Barbosa (SD), eleito com 23.477 votos. O segundo maior partido com representatividade na Assembleia Legislativa do Tocantins é o Solidariedade (SD), que elegeu três deputados, seguido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV), com dois deputados cada. São oito novatos no mandato e 16 reeleitos.

Os deputados que tomaram posse nesta manhã foram: Léo Barbosa (SD); Júnior Geo (Pros); Cláudia Lelis (PV); Vanda Monteiro (PSL); Ivory de Lira (PPL); Jair Farias (MDB); Fabion Gomes (PR); Issam Saado(PV); Amélio Cayres (SD); Amália Santana (PT); Zé Roberto (PT); Vilmar de Oliveira (SD); Toinho Andrade (PHS); Eduardo Siqueira Campos (DEM) Valderez Castelo Branco (PP) Ricardo Ayres (PSB); Luana Ribeiro (PSDB); Valdemar Júnior (MDB); Elenil da Penha (MDB); Nilton Franco (MDB); Jorge Frederico (MDB); Cleiton Cardoso (PTC); Eduardo do Dertins (PPS) e Olyntho Neto (PSDB).

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp