TO possui 828 casos confirmados da Covid, entre os registros, apenas oito policiais militares contraíram a doença

Da Redação

De acordo com o último boletim epidemiológico, da terça-feira, 12, o Tocantins possui 828 casos confirmados da COVID-19, entre os registros, apenas oito policiais militares contraíram a doença, um está totalmente recuperado e sete estão em isolamento social. O primeiro caso do novo coronavírus na Polícia Militar foi registrado no dia 12 de abril, quando o Estado havia feito a contagem total de 26 casos da doença.

O Governo do Tocantins, publicou no último dia 5 de maio, novas medidas visando intensificar o combate ao novo coronavírus e evitar a continuidade do aumento de pessoas infectadas no Tocantins. Dentre as medidas apresentadas estão a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Estado e a instalação de barreiras sanitárias nas divisas estaduais. Mesmo com toda a atenção com medidas de prevenção implementadas pelo Governo do Estado os números de casos confirmados da doença no Tocantins continuam aumentando, porém na PM, no mesmo período, o aumento foi, proporcionalmente, quatro vezes menor.

Estes dados mostram a velocidade de contágio da doença, bem como comprovam a efetividade das ações de prevenção desenvolvidas pela Polícia Militar do Tocantins, como a conscientização dos policiais militares que apesar de atuarem na linha de frente no combate ao novo coronavírus têm mantido os casos confirmados da doença muito abaixo do constatado no Estado. Até esta data o 4º Batalhão em Gurupi e o 9º Batalhão em Araguatins foram as unidades que apresentaram a maior quantidade de policiais militares infectados, sendo três em cada. No 4º BPM um policial já está curado e já voltou à sua rotina normal de trabalho, já em Araguatins somente 13 policiais se encontram afastados do trabalho de forma preventiva.

Ações de contingenciamento que autorizam militares em grupo de risco e aqueles essenciais ao serviço administrativo trabalharem de forma remota e o reforço às medidas de segurança e prevenção dos policiais militares, como a desinfecção das viaturas empregadas diariamente no serviço de patrulhamento ordinário, são algumas das medidas que vêm sendo aplicadas para conter o avanço da doença nas unidades do da PM em todo Estado. Além disso, a corporação também destinou materiais de proteção individual para as unidades tais como máscaras, álcool em gel, luvas, além de produtos para limpeza e assepsia das viaturas. Esses produtos garantem a segurança e efetividade dos serviços essenciais à comunidade.

Ações Preventivas

A Polícia Militar distribuiu quatro mil litros de álcool em gel a 70%, a todas as unidades do Estado. Foram 800 volumes em galões de cinco litros. O material está sendo utilizado pelos profissionais da instituição para assepsia das mãos, sempre que não for possível lavá-las, conforme Plano de Contingência Covid-19.

A instituição recebeu 1,5 mil litros de Peroxy 4D adquiridos com recursos próprios. O material está sendo utilizado na limpeza e na desinfecção de viaturas. Com essa quantidade é possível produzir 60 mil litros do produto que tem ação bactericida e bacteriostática. Ele é de uso hospitalar, sendo o que há de mais moderno na área de desinfecção.

Na 5º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Tocantinópolis, os policiais militares contam com um túnel de desinfecção que higieniza todo corpo antes e depois do trabalho realizado. A câmara possui altura e largura suficientes para que pessoas passem em pé. No interior da câmara são instalados jatos que pelo sistema de esguicho espirra um tipo de desinfetante e outros produtos capazes de combater bactérias, vírus e demais microrganismos causadores de vários tipos de doenças infecciosas.

A PMTO recebeu, através de parceria institucional com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína a doação de 350 máscaras de proteção individual laváveis para serem utilizadas pelos policiais do 2º Batalhão durante os turnos de trabalho como proteção à pandemia do Covid 19, além de em parceria com a FERPAM, dois pulverizadores para desinfecção das viaturas e ambientes que estão sendo utilizados no 1º Batalhão sediado na região central da capital e o outro no 6º Batalhão com sede em Taquaralto, região sul de Palmas  .

Por meio de parceria institucional com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação Industrial e Comercial de Palmas (Acipa), a PM recebeu também a doação de 2,5 mil máscaras produzidas no laboratório de vestuário da unidade Senai de Taquaralto por alunas da região formadas nesta área que contribuíram com seu trabalho voluntário. As máscaras serão utilizadas pelos policiais militares de Palmas em serviço, na proteção contra a disseminação do novo coronavírus. Ainda foram remanejados para algumas unidades 70 militares do serviço administrativo e de assessorias para flexibilizar as escalas, bem como atuarem nas fiscalizações.

Protocolo de segurança

Em relação aos infectados, o comandante geral da Polícia Militar no Tocantins, coronel Jaizon Veras, assegura que foram adotadas medidas protocolares recomendadas pelos órgãos de saúde pública, “Todos estão sendo assistidos pelo serviço médico-hospitalar além de atenção psicológica e social da Polícia Militar. A Polícia Militar tem se preparado desde o início da pandemia para o enfrentamento das situações que dela venham surgir e o policiamento ostensivo e preventivo permanece inalterado em todo estado garantindo a segurança do cidadão tocantinense”, disse.

A PMTO segue os protocolos de segurança adotados conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Governo do Tocantins, e continua trabalhando ininterruptamente no policiamento ostensivo e preventivo, bem como em ações sociais desde o dia 25 de março em todo o Estado. Elaborou documentos para estabelecer os procedimentos e medidas de proteção visando a biossegurança em atendimentos policiais militares, como o Plano de Contingência Covid-19/PMTO, a Diretriz nº 001/2020/PM/3/EMG/PMTO, a Ordem de Serviço nº 014/2020-PM/3-EMG e o Processo 213 do POP/PMTO. Todo o efetivo recebe acompanhamento contínuo do serviço de saúde da PM. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp