Um aplicativo foi desenvolvido para ajudar os profissionais da saúde a diagnosticar e atender os pacientes com mais agilidade.A palestra foi realizada pelo neurologista Marcelo Cabral.

Kessia Rubia

Hoje dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para alertar e capacitar os profissionais na identificação do AVC, aconteceu no dia 26 e 27  uma  palestra realizada pelo  médico especialista em neurologia vascular e coordenador do setor de Neurologia Clínica do HGP Marcelo Cabral,a palestra foi destinada aos profissionais  médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da capital, com intuito de abordar as atualizações de atendimento aos pacientes diagnosticados com AVC.

E para diminuir o tempo de atendimento e melhorar a comunicação dos profissionais de saúde para reconhecer os sinais clássicos do AVC, foi implantado este ano, no Hospital Geral de Palmas (HGP) o aplicativo Join. A ferramenta ajuda a equipe a obter suporte na mesma hora em casos de suspeitas de AVC. Dentro do hospital todos os profissionais envolvidos num possível caso podem se comunicar com rapidez e eficiência, diminuindo o tempo de atendimento do paciente e aumentando as chances de recuperação sem sequelas.

O médico, explica que o tratamento apropriado de um AVC nas primeiras quatro horas e meia é crucial para garantir a sobrevivência e diminuir a chance de sequelas. “Este aplicativo otimiza a comunicação da equipe multiprofissional no Hospital e fora dele. O Join torna possível aos profissionais compartilhem informações médicas essenciais, permitindo um auxílio diagnóstico de alta precisão, ajudando a equipe de emergência a obter suporte na mesma hora”, destacou.

O aplicativo faz parte do programa Angels criado pela Boehring Ingelheim, um projeto global que visa aumentar o número de hospitais preparados para o AVC, melhorando a qualidade do tratamento nas Unidades de Cuidado Agudo de AVC- (U-AVC) já existentes. Em 2017, 80 hospitais participaram do projeto e a expectativa é alcançar pelo menos 190 unidades capacitadas.

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp