Pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram devem procurar uma das unidades de saúde da Capital

Da Redação

Segue até o dia 08 de junho a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza (H1N1), em Palmas. Até quinta-feira, 20, cerca de 22 mil pessoas já haviam recebido a dose da vacina, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é imunizar 55 mil pessoas contra a doença na Capital.

Quem está no grupo prioritário (Veja abaixo) e ainda não se vacinou, a orientação da Secretaria é procurar uma das 33 salas de vacina, distribuídas nas Unidades de Saúde da Família, para se imunizar. Vale lembrar que nesta sexta-feira, 21, todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a população, inclusive para imunização.

Fazem parte dos grupos prioritários as crianças a partir de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas com atestado médico, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da saúde. Para vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinas e o cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

A Doença

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C.

Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas, em algumas temporadas, ocorre o predomínio das cepas B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais que, frequentemente, são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp