O Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas será mantido em parceria entre a FMA e a Secretaria de Segurança

Da Redação

Será assinado nesta terça-feira, 02, o Decreto que cria o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas, em solenidade no Gabinete II da prefeita Cinthia Ribeiro. O evento está agendado para às 14 horas e a assinatura será entre a prefeita Cinthia, a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Jacqueline Vieira e o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Durval  Ribeiro Júnior, em cerimônia que atenderá todas as recomendações de distanciamento social, em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).

O Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas será mantido em parceria entre a FMA e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (Sesmu), por meio da Defesa Civil do Município. Os dois órgãos já selecionaram e contrataram os servidores que atuarão na prevenção e combate de queimadas e nesta segunda-feira, 1º de junho, foi oferecido um treinamento à equipe.

No período da manhã os brigadistas receberam formação teórica e à tarde participaram de prática para a realização do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que é uma técnica de prevenção aos incêndios florestais e/ou urbanos utilizada para evitar a ocorrência e a propagação dos incêndios em grandes proporções na vegetação das áreas protegidas. 

A ação foi realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) que, além de fornecer equipamentos, também está realizando roçagem mecanizada do entorno das AVUs. Outros apoiadores dessa ação foram o Corpo de Bombeiros do Estado, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Defesa Civil do Estado do Tocantins, todos membros do Comitê Estadual do Fogo.

As atividades do Comitê serão voltadas, principalmente, às Áreas Verdes Urbanas (AVUs) em que estão localizados os parques urbanos e parques lineares urbanos, e demais áreas do Sistema Municipal de Infraestrutura Verde (SisMIV).

No treinamento da tarde desta segunda-feira, 01, os brigadistas inclusive limparam as áreas e construíram aceiros para prevenir a ocorrência de incêndios. O primeiro local a receber o trabalho foi a AVU do Prata. Na sequência a construção das faixas de MIF segue para o Parque Cesamar dentro da AVU Parque Linear Urbano Brejo Comprido, depois para a AVU Parque Linear Urbano dos Povos Indígenas (PPI), e para a AVU Parque Urbano Arnos, entre outras áreas que foram identificadas pelo Comitê.

Conselho de Meio Ambiente

Ainda na tarde dessa segunda-feira, 01, foi realizada uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, onde os membros iniciaram as discussões da minuta da lei complementar do Sistema Municipal de Infraestrutura Verde (SisMIV) de Palmas.

 

Confira a composição do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos:

- Fundação Municipal de Meio Ambiente

- Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

- Agência Municipal de Turismo

- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

- Secretaria Municipal da Educação

- Secretaria da Saúde

- Secretaria Municipal de Comunicação

- Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

- Até três Sindicatos Rurais

- Até três Instituições de Ensino Superior

- Câmara Municipal de Palmas

- Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins - CI-Lago

- Até quatro Empresas Concessionárias de Serviços Públicos

- Até três empresas de outros setores privados

- Até quatro demais Organizações da Sociedade Civil (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp