A entrega ocorreu nesta quarta-feira, 10, no Palácio Araguaia, em evento restrito, com a presença do Ministro da Educação

Da Redação

 A partir desta quarta-feira, 10, os Municípios tocantinenses passam a receber ônibus escolares novos para reforço ao serviço de transporte de alunos residentes na Zona Rural.  A entrega da frota está sendo realizada pelo Governo do Estado, adquirida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de emendas parlamentares individuais e coletivas. Prefeitos agradecem entregas e afirmam que frota nova trazem qualidade e segurança aos alunos.

A ação integra o Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, que está entregando mais de quatro mil ônibus em todo o Brasil, com a meta de renovar a frota escolar no país. Nesta segunda etapa de entrega serão repassados 114 ônibus escolares aos Municípios tocantinenses. Em 2020, a primeira etapa repassou aos entes locais 319 ônibus escolares, totalizando uma frota de 433 veículos, em investimentos na ordem de R$ 86 milhões.

A solenidade de entrega ocorreu nesta quarta-feira, 10, no Palácio Araguaia, em evento restrito, com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do FNDE, Marcelo Lopes, além do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, entre outras autoridades.

Os demais convidados assistiram à cerimônia pelo canal do Governo do Tocantins no Youtube. Dentre eles o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, que disse que “a entrega dos ônibus é um grande benefício à Educação tocantinense, fortalecendo o Transporte Escolar”. Além do prefeito, demais servidores e gestores municipais expressaram seus agradecimentos no chat do canal.

ATM

O presidente da ATM resumiu os principais benefícios diretos com a nova frota. “Qualidade e segurança aos estudantes da Zona Rural. São veículos novos, modernos, equipados e preparados para transportar os alunos. Quando as aulas tiverem suas rotinas normalizadas, um novo serviço será ofertado. Agradecemos aos governos e parlamentares do Tocantins em Brasília pela iniciativa”, disse Diogo Borges.

Veículos

Segundo o FNDE, os veículos, do tipo Ônibus Escolar Rural – ORE 1, têm capacidade para 29 estudantes sentados e são equipados com Plataforma Elevatória Veicular, do tipo Dispositivo de Poltrona Móvel, destinada aos estudantes com deficiência para acesso aos ônibus com segurança e autonomia.
Ainda segundo o Fundo, os veículos também possuem porta de lâmina única, com vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso. Ainda são equipados com um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp