Atuação na região contará com caminhão importado da Itália, próprio para o trabalho com incêndios florestais.

Da Redação

O Parque Estadual do Jalapão ganhou um reforço nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. Trata-se da instalação primeiro do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, e junto um caminhão italiano construído para a atuação em áreas hostis, com estradas precárias e mato em chamas.

A nova estrutura do Posto Avançado tem base fixa em Mateiros. Lá vão ficar as equipes e o Auto Bomba Tanque Florestais (ABTF), um dos três adquiridos pelo governo do Tocantins. O veículo custou cerca de R$ 1,6 milhão e é super equipado para ações pesadas.

"O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar no Parque Estadual será realizado em parceria com o Naturatins, Polícia Militar Ambiental e as Brigadas Municipais de Combate a Incêndios Florestais. Cada um tem muita importância nesse processo e a atuação será na prevenção, conscientização, monitoramento, combate e repressão aos crimes ambientais", assegurou o comandante.

Segundo os Bombeiros, o ABTF disponibilizado para o Posto Avançado tem tração 4x4 e conta com um tanque para três mil litros de água. Um dos principais diferenciais é sua capacidade de acessar terrenos hostis, até mesmo com fogo, pois é dotado de um sistema em que ele mesmo lança água sobre sua estrutura. Seja por cima da cabine, em cima da carroceria ou mesmo por baixo, nas rodas e cabeamentos aparentes.

Além disso, o ABTF tem jato de grande pressão sobre a carroceria, que pode ser operado por um bombeiro de forma manual, ou pode acionado por controle remoto, de dentro ou de fora da cabine, conforme a necessidade da equipe. A cabine tem espaço para seis pessoas sentadas.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp