INPE explica que, os raios podem ocorrer pouco antes da chuva começar ou no estágio final da tempestade

Da Redação

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), fez um levantamento em que o Brasil figura em primeiro lugar na lista de países com maior incidência de raios no mundo: são 77,8 milhões de descargas no solo a cada ano. Em primeiro lugar está o Estado de São Paulo, com 327 mortes (entre 2000 e 2019), o Estado do Tocantins está na 11ª posição com 96 mortes no mesmo período. 

De acordo com o INPE, Só neste século, já foram registrados 2.194 casos, uma média de 110 casos por ano desde 2000. Esses dados foram levantados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Inpe, reunindo informações coletadas pelo Departamento de Informações e Análise Epidemiológica (CGIAE) do Ministério da Saúde, veículos da imprensa e dados de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cuidados
 
INPE explica que, os raios podem ocorrer pouco antes da chuva começar ou no estágio final da tempestade. Sendo assim, buscar abrigo, evitar sair para lugares abertos ou entrar no mar, no rio ou na piscina são ações fundamentais para prevenir acidentes.

Os mesmos cuidados, explica o Instituto, valem para dentro de casa: quando estiver chovendo, não use equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou fique perto de tomadas; não fale ao telefone com fio ou ao celular conectado ao carregador; procure não tomar banho em chuveiro elétrico; mantenha-se longe de janelas e portas metálicas, além da rede hidráulica (torneiras e canos).

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp