Redação

O cenário eleitoral em Fátima, na região central do Tocantins, vai ficando cada vez mais definido para as eleições municipais de 2020. Uma pesquisa independente realizada pelo Instituto ABR (iABR) evidencia o favoritismo do atual prefeito Washington Vasconcelos (PSD), que aparece com cerca de 13 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Zé Antônio Andrade (PTB).

O iABR entrevistou 260 eleitores nos dias 7 e 8 de novembro e coletou as opiniões acerca das intenções de voto e da rejeição dos candidatos. Confira os resultados.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, 49,2% dos eleitores afirmaram que pretendem votar em Washington Vasconcelos. Outros 37,3% mencionaram o nome de Zé Antônio Andrade, e 6,5% citaram o terceiro candidato registrado na disputa, Davi Silva (Republicanos). Os demais 7,3% informaram não saber em quem votar ou não opinaram.

Pesquisa estimulada

O Instituto ABR voltou a perguntar em quem os eleitores pretendem votar no dia 15 de novembro, dessa vez mencionando os nomes de todos os candidatos. O cenário favorável ao atual prefeito se manteve. Washington tem 50,8% das intenções de voto, enquanto que Zé Antônio tem 37,7%, e Davi tem 6,5%. Os outros 5,0% permaneceram indecisos ou não responderam.

Rejeição

Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 27,7% informaram Washington Vasconcelos. A rejeição de Davi Silva é de 26,5% e a de Zé Antônio foi estimada em 20,0%. Os que afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos três, ou que não opinaram, representam 25,8%.

Metodologia

O Instituto ABR ouviu 260 eleitores de Fátima nos dias 07 e 08/11/2020. A pesquisa abrangeu cinco regiões do município: Rodoviária, Prefeitura, Setor Oeste, Setor Leste e Vila Baiana, apresentando nível de confiança de 95% e margem de erro estimada em 5,8 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no TSE com o número TO-07453/2020. Responsável: Instituto ABR de Educação, Esportes, Cultura e Cidadania – CNPJ: 24.428.494/0001-78.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp