O alvo do mandado de prisão é suspeito de chefiar o esquema e aliciar os indígenas

Da Redação

A Polícia Federal do Tocantins realiza na manhã desta quarta-feira, 9, uma operação visando combater o desmatamento ilegal no território indígena do povo Xerente, na região de Tocantínia, a 85 quilômetros de Palmas. De acordo com a polícia a investigação começou após uma série de flagrantes e apreensões de órgãos ambientais na região. As equipes da PF trabalham para cumprir um mandado de prisão e ainda ordens de busca e apreensão em 10 endereços.

Segundo a PF a operação foi autorizada pelo juiz João Paulo Abe, da 4ª vara da Justiça Federal do Tocantins. O documento afirma que a PF viu indícios de extração em larga escala de madeira com alto valor comercial, principalmente em uma região conhecida como Mata Grande.

Há mandados sendo cumpridos nas cidades de Tocantínia, Miranorte, Miracema, Palmas e Divinópolis. O alvo do mandado de prisão é suspeito de chefiar o esquema e aliciar os indígenas. Endereços ligados a alguns dos indígenas também devem ser alvo de buscas, por suspeita de que eles teriam colaborado com os crimes.

Ainda conforme a decisão, imagens de satélite indicaram que o houve redução da cobertura da vegetação nativa e construção de acessos no interior da mata.

PF realiza operação na região de Tocantínia - Divulgação /PF

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp