Objetivo é garantir a continuidade da produção de alimentos, oriunda destes trabalhadores, além da segurança alimentar

Da Redação

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco, apresentou o Projeto de Lei (PL) que cria o Programa Tocantinense da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) Emergencial, destinado a beneficiar os trabalhadores da agricultura familiar, suas associações e cooperativas, que se encontram em estado de emergência decorrente da pandemia causada pelo novo coronavi?rus (COVID-19). O objetivo é garantir a continuidade da produção de alimentos, oriunda destes trabalhadores, além da segurança alimentar de toda a população tocantinense por meio das compras públicas estaduais.

Buscando enfrentar os aspectos econômico e social da crise, o programa será executado até o dia 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogado por meio de decreto. Para efeito da lei, todos os órgãos da administração pública estadual direta ou indireta deverão empregar 30% (trinta por cento), no mínimo, de todos os recursos destinados à aquisição de gêneros alimentícios na compra dos produtos dos agricultores familiares e pequenos agricultores, mediante chamamento público simplificado.

Além disso, o PL afirma que serão automaticamente considerados agricultores familiares os assentados, quilombolas, pescadores artesanais e as populações indígenas.

No texto, Valderez afirma que não haverá gastos extras aos cofres públicos, uma vez que o programa pode ser realizado por meio das dotações orçamentárias já designadas. Para a parlamentar, esta é a oportunidade de fortalecer a cadeia produtiva de alimentos do Estado. “Podemos evitar o desperdício e a perda de poder aquisitivo dos agricultores por falta de produção. Podemos evitar a fome, distribuindo alimentos pelas instituições de assistência social, educação, saúde, segurança pública e administração penitenciária, contribuindo para impedir um profundo ciclo recessivo no campo e na cidade”, declarou. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp