O dia será comemorado sempre no segundo dia da Agrotins, quando há um encontro com sojicultores

Da Redação

Projeto de Lei - PL apresentado pelo deputado Vilmar (Solidariedade) durante a sessão ordinária dessa terça, 8, propõe que seja comemorado o dia do sojicultor tocantinense no segundo dia de programação da Feira Agrotecnológica do Tocantins ? Agrotins, além da realização de uma sessão legislativa dentro da feira no mesmo dia para discussão mais aprofundada de assuntos que visem o fortalecimento do setor.

Anualmente, está previsto dentro da programação oficial da Agrotins um encontro com sojicultores, sempre no segundo dia do evento. Para aproveitar este momento é que o parlamentar propõe a celebração da data e um encontro dos sojicultores com os membros do parlamento para discutir assuntos como melhora na infraestrutura, política fiscal, entre outras questões, com o objetivo de dar ao produtor tocantinense mais competitividade.

Vilmar destaca que no Tocantins a cadeia da soja contribui com 50% do PIB do agronegócio, índice bem superior aos dos últimos 15 anos, quando o Estado ainda era inteiramente dependente do repasse do Fundo de Participação dos Estados - FPE. ?Com esta proposta, queremos valorizar e homenagear os homens e mulheres que praticam esta atividade de grande relevância para o Estado, por ser um setor responsável por um grande número de empregos diretos e indiretos, gerando divisas oriundas das exportações e, consequentemente, contribuindo com a economia local dos municípios onde estão inseridos, detalha o parlamentar no projeto explicando ainda que a data será para reconhecer o sojicultor como sujeito relevante para a economia do Estado, como uma forma de agradecimento por seu trabalho e por acreditar no Estado do Tocantins.

A sessão legislativa no ambiente onde a programação da Agrotins estiver ocorrendo tem previsão no Regimento da Casa, que em seu artigo 2º diz que ?havendo motivo relevante, ou quando o interesse público o determinar, ou por força maior, a Assembleia Legislativa poderá reunir-se temporariamente em outro edifício ou em ponto diverso do Território Estadual.

Agrotins

A Agrotins é um evento realizado pelo Governo do Estado do Tocantins. É considerada a maior feira agropecuária do Norte do País e uma das maiores do segmento e coloca o estado na vanguarda das discussões sobre as novas formas de produção sustentável. Reconhecida nacionalmente como um evento técnico relevante para a divulgação das novidades da área, tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo.( Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp