No golpe que está sendo aplicado, a pessoa recebe um e-mail como se fosse da Delegacia Virtual, no qual é solicitada a confirmação de um boletim de ocorrência e informa que há uma denúncia virtual em seu nome e no seu CPF

Redação

A Polícia Civil do Tocantins alerta a população que a Delegacia Virtual não envia email para comunicar qualquer tipo de denúncia. Trata-se de um golpe cibernético para captura de dados do internauta. O único procedimento realizado pela Delegacia Virtual é a validação do Boletim de Ocorrência (BO) pela pessoa que registrou seu BO virtualmente. Conforme o supervisor das Centrais de Atendimento e da Delegacia Virtual, delegado Israel Andrade, a pessoa recebe no e-mail por ela cadastrado um número de protocolo com o qual poderá acessar o BO. Não há nenhum outro tipo de solicitação para o usuário.

No golpe que está sendo aplicado, a pessoa recebe um e-mail como se fosse da Delegacia Virtual, no qual é solicitada a confirmação de um boletim de ocorrência e informa que há uma denúncia virtual em seu nome e no seu CPF. Conforme orienta o delegado adjunto da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), Claudemir Luiz Ferreira, jamais clique no link disponibilizado neste tipo de e-mail.

O Delegado explica que ao clicar no link, o usuário será direcionado a ambiente virtual controlado por criminosos que objetivam a captura de dados para cometimento de crimes. São dados como o CPF, bancários e senhas. Neste tipo de golpe, há também a possibilidade de ao clicar no link o usuário ter o seu equipamento invadido por um vírus espião.

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, não abra e-mails, cujos destinatários não conheça; instale um bom antivírus em seu equipamento e faça varreduras periódicas para detectar a presença de vírus. Caso aconteça de ser vítima desse tipo de golpe, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa e registre um boletim de ocorrência. Em Palmas, a população pode procurar a Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp