As notas vão de A a D, sendo que a capital manteve a nota A por três anos consecutivos nos dados do Tesouro Nacional

Da Redação

A capital do Tocantins, Palmas, recebeu nota de boa pagadora junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A cidade de Palmas recebeu nota A em todos os quesitos que definem a Capacidade de Pagamento (Capag) de estados e capitais, que são: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Dessa forma, Palmas registrou 14,4% de endividamento; 81,6% de poupança corrente; e 54,3% de índice de liquidez. Números que revelam, segundo a STN, a boa saúde fiscal do município. Isso significa que a Prefeitura de Palmas tem boas possibilidades de contrair novos empréstimos com garantia da União, pois representa baixo risco de crédito para o Tesouro.

As notas vão de A a D, sendo que a capital manteve a nota A por três anos consecutivos.

Estado

Já o Estado do Tocantins, recebeu nota C de Capag, o que significa que tem baixa capacidade de pagamento, diminuindo as possibilidades de contrair empréstimos com garantidas da União.

O estado se mantém com a mesma nota baixa há 3 anos seguidos. Dentro dos quesitos analisados pela STN, o Tocantins obteve melhor nota apenas no endividamento, que é a relação entre dívida consolidada e receita corrente líquida, obtendo percentual de 67,6% - nesse caso a nota do estado foi B.

Em todos os demais itens analisados para compor a Capag, o estado manteve a nota C. O índice de liquidez foi de 577,5%; já o índice que analisa a poupança corrente foi de 95,9%. Esse último indicador demonstra a relação entre receitas e despesas correntes, indicando pouca margem para o crescimento das despesas obrigatórias estaduais, o que pode ter sido responsável pela perda da capacidade de pagamento do Estado.

Boletim

Os dados estão disponíveis no  Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais divulgado pelo Tesouro Nacional no início desta semana.  Além de diversos outros indicativos financeiros sobre estados e capitais, a publicação traz também a capacidade de pagamento de cada ente federativo, com o objetivo de apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp