O projeto já conta com 22 parceiros no município que adotaram a iniciativa e tornaram seus comércios pontos de coleta

Da Redação

A prefeita Fátima Coelho (PSDB), sancionou, nesta última quinta-feira, 14, o Projeto de Lei nº 768/2021, que institui o programa “Absorver com Afeto”. O objetivo é de erradicação da pobreza menstrual no município, com o acesso a absorventes e conscientização sobre a menstruação enquanto processo natural no ciclo de vida das mulheres.

“Um projeto de iniciativa do Poder Executivo e que vem de encontro com uma criteriosa política de atenção social. A falta de acesso ou de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários, prejudica a saúde dessas mulheres no período da menstruação. Uma estratégia que promove saúde e dignidade”, avaliou a prefeita Fátima Coelho.

Lançado no início do mês de setembro deste ano, o projeto “Absorver com Afeto”, aprovado pela Câmara Municipal de Guaraí, e sancionado pelo Poder Executivo, agora, como projeto de lei, pode receber emendas, recursos e verbas destinadas para aquisição dos produtos, os absorventes.

Arrecadação

Em sua essência, o projeto “Absorver com Afeto” pretende arrecadar absorventes higiênicos e doar, principalmente para adolescentes em situação de vulnerabilidade. A campanha será intensificada nas escolas, visando alcançar uma faixa etária feminina, as adolescentes no início da descoberta menstrual, enquanto processo natural no ciclo de vida das mulheres.

“O apoio da sociedade guaraiense, empresários, servidores públicos, vereadores, classe política em geral, está sendo essencial para seguir em frente. Desde o lançamento, arrecadação dos absorventes, aprovação e sanção da Lei, a acolhida está superando nossas expectativas”, ressaltou a idealizadora do projeto, Karina Sacramento, secretária municipal de Administração de Guaraí.

Parceiros

O “Absorver com Afeto” já conta com 22 parceiros no município que adotaram a iniciativa e tornaram seus comércios pontos de coleta do programa.

Pontos de coleta
Drogaria Mais Saúde
Drogaria União
Orifarma
Droga Mary
Drogaria Brasil
Drogaria Ultra
Preço baixo
Mercados
Giglios
Lemos
Rio Preto
Verdurão Lira
Martins
Santa Luzia
Locais diversos
DRE – Educação
Colégio Impacto
Polícia Rodoviária Federal
Prefeitura de Guarai
Clínica Poliana Veras
Sicredi
Soul (Ouvi Biju)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp