A saúde de Almas conta com três equipes de profissionais, realização de mais de 400 exames laboratoriais

Da Redação

A Prefeitura de Almas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19), que no último dia 14 de Março de 2020, foi publicado o Decreto 26/2020, onde o município decretou situação de emergência em saúde, tornando público as medidas que estão sendo tomadas em relação ao enfrentamento da situação.

A Prefeitura informa que hoje a saúde do município é uma referência na região Sudeste, uma vez que Almas não conta com Hospital Público, mas sim com Unidade Básica de Saúde da Família (UBS), prédio com instalações modernas e dignas para profissionais e pacientes, onde é oferecido atendimento nas especialidades de cardiologia, ortopedia, ginecologia, ultrassonografia, além do atendimento em clínica geral e odontológico, atendendo inclusive pacientes de outros municípios.

Que Almas é o único município do estado, além de Palmas, contemplado pelo Ministério da Saúde, com o programa “Saúde na Hora”, com atendimento 24 horas na UBS, além de atendimento em feriados e finais de semana, quando as cidades da região não conta com esse tipo de atendimento em emergência e urgência em suas unidades.  

A saúde municipal conta com farmácia básica abastecida, sendo o único município do Sudeste com tais especialidades médicas em uma UBS. A cidade de Almas é referência na qualidade de saúde em seu município, oferecendo atendimento com transporte, assistência e realização de exames.

A saúde municipal de Almas conta com três equipes de profissionais, realização de mais de 400 exames laboratoriais mensal no município, mais de 120 consultas ao dia, aquisição de frota zero quilômetro para transporte de pacientes à Palmas.

Que o momento delicado e crítico da saúde mundial, não apenas para os pequenos municípios, mas em todo o país, onde prefeituras e os próprios estados estão decretando emergência e calamidade pública em saúde, diante das circunstâncias e proporção de aumento dos casos de Covid-19.

A Prefeitura esclarece que com o Decreto de Emergência em Saúde, diante da pandemia do coronavírus, o município já solicitou a compra de mais insumos para a UBS.

A Prefeitura de Almas esclarece que não falta insumos (EPI’s básicos de atendimento para UBS), máscaras, luvas, álcool gel e gorros. Que por medida de prevenção o município, já efetivou a solicitação dos demais materiais (aventais, jalecos, óculos, capas descartáveis), mas que devido à demanda do país, aguarda chegada de tais produtos.

COVID-19

A Prefeitura afirma que até o momento, não há casos suspeitos, investigados ou confirmados no município. E pede para que a população continue em casa, respeitando as determinações e orientações das autoridades sanitárias por medidas de prevenção e segurança.

Sobre a paciente transportada de Almas, na tarde do último domingo, uma senhora de 72 anos, a Prefeitura esclarece que não se tratava de suspeita de Covid-19, que a mesma tem outros problemas de saúde e diante a situação de “apavoramento”, os profissionais da UBS agiram por conta própria no uso dos sacos plásticos, sem orientação ou qualquer autorização superior para tal atitude.

A paciente foi encaminhada ao município de Porto Nacional, onde foi atendida e após realização de exames, diagnosticada com AVC e permanece internada na Unidade daquele município.

A Prefeitura de Almas, volta a reafirmar que NÃO há casos de Covid-19 investigados, suspeitos ou confirmados no município até o momento. Que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca diariamente ser referência na região, e continuamente tem oferecido uma saúde de qualidade para os almenses.

A Secretaria Municipal de Saúde, diante da dificuldade de encontrar os insumos citados, entrou em contato com a subsecretaria estadual de saúde, e a mesma se colocou à disposição para ajudar o município no enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Ainda na data de hoje, a Prefeitura vai publicar novo Decreto, com medidas mais "duras" quanto ao enfrentamento da pandemia do coronavírus no município.

A Prefeitura de Almas repudia qualquer ato que venha desmoralizar a saúde do município, que é referência na região Sudeste e afirma que o momento não é para processo de “politicagem”, mas sim de enfrentamento da situação do Covid-19, que é de todos. Vamos nos manter unidos no enfrentamento e na prevenção da crítica situação da saúde mundial neste momento. (Assessoria de imprensa) 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp