O gestor acredita que é o momento de Estado e municípios se unirem para discutir, planejar e encontrar alternativas

Da Redação

O prefeito de Miracema, Saulo Milhomem e demais servidores da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, participaram na manhã dessa quarta-feira, 13, de uma videoconferência com o Governo do Estado e prefeituras da região turística Serras e Lagos.

A ação promovida pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), foi conduzida pelo secretário Tom Lyra e faz parte de uma série de encontros virtuais, realizados pela agência para discutir a elaboração de um plano para a retomada pós-pandemia das operações turísticas no estado que foram fortemente impactadas pela covid-19.

O gestor municipal acredita que é sim o momento de Estado e Municípios se unirem para discutir, planejar e encontrar alternativas viáveis para superar com menos impactos os efeitos causados pela pandemia. Em Miracema o comércio foi flexibilizado, o uso das máscaras passou a ser obrigatório e as medidas de prevenção estão sendo fiscalizadas diariamente pela Vigilância Sanitária Municipal.

“No ano passado, com a ascensão da Praia do Funil tivemos uma temporada de verão muito expressiva, além do tradicional Miracaxi e o sucesso do 1º festival Gastronômico, o crescimento e o reconhecimento foram notórios e as expectativas para este ano eram as melhores, com a possível consolidação da Indústria do Turismo em Miracema. Agora, precisamos nos reinventar e fazer com que a economia continue aquecida sem nos descuidarmos da saúde”, ponderou o prefeito.

O gestor ainda enfatizou que o desafio é grande, mas que com discussão, criatividade e planejamento coletivo, podem-se amenizar estes efeitos e reafirmou que o município está à disposição para trabalhar em parceria com o governo do Estado para elaboração e execução deste plano de retomada das operações turísticas.

 Adetuc

“Este é um momento de cooperação, precisamos nos sentar juntos para discutir um plano de emergência”, conclamou o presidente da Adetuc e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, lembrando que a região Serras e Lago reúne cerca de 30% de toda a população economicamente ativa do Estado.

“Quem define as regras de funcionamento são os municípios, o decreto governamental orienta aos empresários seguirem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, continuou o gestor, reiterando a importância da realização de estudos de viabilidade e construção conjunta de um plano de abertura, a ser apresentado ao governador Mauro Carlesse.

Naturatins

“Assim como os gestores municipais, o Governador se preocupa com o desenvolvimento das cidades e a sobrevivência das empresas”, afirmou o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, ao explicar que a área de licenciamento e fiscalização do Instituto não parou. “A agricultura se mantém muito ativa”, comemorou. “Estamos prontos para atender os gestores, tirar suas dúvidas, e participar da organização logística para a reabertura dos parques estaduais, com muita responsabilidade, preservando servidores, população e turistas”, completou.

A videoconferência abriu ainda a oportunidade para os gestores municipais exporem a realidade local de enfrentamento da covid-19.

Os gestores participantes da videoconferência apontaram a preocupação com o controle da propagação da Covid-19 e se colocaram a disposição para a elaboração do plano de retomada, já que muitos projetos turísticos e culturais foram interrompidos, alguns cancelados, outros estão em fase de reestruturação, adotando modelo virtual, a exemplo da Agrotins 2020.

Também participaram da reunião virtual a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Maria Ibanilza, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Paraíso, Patrícia Nascimento, o diretor de Turismo e Meio Ambiente de Lajeado, Fagner Parente, em nome da prefeitura de Palmas, o secretário executivo da Agência Municipal de Turismo (Agetur), William Brito e o secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Arnaldo Bahia.

Ao final, na superintendente de Turismo Maria Antônia Valadares reforçou importância das instâncias de governança no planejamento que será feito. “A partir de agora vamos passar por discussão mais técnica para elaborar o plano de retomada”, concluiu. (com informações da Adetuc e ascom da Prefeitura de Miracema)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp