Foram dois meses marcados por pressão e polêmicas sobre o reajuste dos preços dos combustíveis

Da redação

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira, 20.  A informação foi confirmada pela estatal por meio de um comunicado ao mercado.

“Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras, informa que o senhor José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa na manhã de hoje. A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora. A Petrobras informa também que o senhor José Mauro Coelho renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras na manhã de hoje. Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado.” diz nota da estatal.

José Mauro foi o terceiro executivo a comandar a Petrobras na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Foram dois meses marcados por pressão e polêmicas sobre o reajuste dos preços dos combustíveis. 

No lugar de Coelho, entra Fernando Borges, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, novo presidente interino até a eleição e posse do novo comandante da empresa. 

Saída repentina

A saída de Coelho ocorre após uma série de críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PL). Falas que acertaram em cheio Coelho na última sexta-feira, 17, após o anúncio dos novos aumentos no preço da gasolina e do diesel para as distribuidoras.  

Na ocasião, Bolsonaro chegou a defender a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a estatal, os diretores e conselheiros. Sob o comando de Coelho, mesmo com a crise econômica e da Rússia e Ucrânia, Bolsonaro pediu para não aumentar os preços dos combustíveis, fala que Coelho chegou a contestar afirmando que "Bolsonaro não fez nenhum pedido sobre o reajuste e queria apenas que conduzisse a comapnhia”.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp