A chegada das doses estava marcada para o fim da manhã, mas a previsão não se concretizou, devido a atraso

Ricardo Almeida/ Da Redação

A tão sonhada “Coronavac” chegou ao Tocantins no final da tarde desta segunda-feira 18. As caixas térmicas com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram transportadas por um avião da Polícia Federal. A aeronave chegou ao Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, por volta das 18h10.

A chegada das doses estava marcada para o fim da manhã, mas a previsão não se concretizou, devido a atraso na hora do embarque. Logo após receber as vacinas em São Paulo, o governador Mauro Carlesse (DEM), chegou a informar que o primeiro tocantinense seria vacinado ás 17h, mas a dose só deverá ser aplicada após a chegada do carregamento na central de vacinas do estado, que fica no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Após o desembarque, as doses seguirão para Lacen sob escolta da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.Depois da entrega, o governo do estado passa a ser o responsável pela guarda e distribuição aos municípios. Ainda não foi informado quantas vacinas cada cidade vai receber. Uma coletiva foi marcada para abordar o assunto.

Neste primeiro momento, cerca de 6 milhões de pessoas devem ser imunizadas em todo o país. O Tocantins deve receber 44 mil doses da CoronaVac. Profissionais da saúde, idosos e indígenas serão os primeiros a receberem a vacina.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford, cujas doses devem chegar ao país nas próximas semanas.

Escolhidos para a primeira dose

A Secretária de Estado da Saúde, escolheu 03 pessoas que são servidores públicos no Tocantins, sendo duas mulheres e um homem.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp