As ações estão relacionadas também ao Plano Básico Ambiental (PBA) do PNE, mais especificamente a saúde

Da Redação

A chegada do inverno amazônico, marcada por chuvas intensas, pode trazer perigos e outros transtornos que merecem atenção e cuidados. Pensando nisso, a ENGIE Brasil Energia, responsável pela implantação do Projeto Novo Estado (PNE), que está construindo linhas de transmissão de energia elétrica, que interligará a subestação de Xingu e de Itacaiúnas no Pará, à subestação de Miracema, no Tocantins, iniciou diversas ações gerenciadas pelas equipes de segurança no trabalho, com o objetivo de evitar acidentes no período chuvoso.

Entre as atividades desenvolvidas estão os Diálogos Diários de Segurança (DDS), realizados em todos os canteiros do empreendimento; os Boletins Informativos Prevencionista (BIP); as palestras de conscientização e prevenção de acidentes; o monitoramento meteorológico, com boletins diários sobre as condições do tempo e descargas atmosféricas; além de blitz de segurança para verificar as condições dos veículos.

As ações estão relacionadas também ao Plano Básico Ambiental (PBA) do PNE, mais especificamente ao Programa de Saúde e Segurança do Trabalho, que possui o objetivo de prevenir e diminuir as situações de riscos, em atendimento às normas adotadas pelo empreendedor e à legislação relativa à saúde e segurança do trabalhador. 

De acordo com a engenheira de segurança do trabalho do PNE, Annie Soraya Reis Silveira, as ações são importantes para a prevenção de acidentes e, mais que isso, para prover a qualidade no ambiente de trabalho. “As atividades são extremamente importantes e fundamentais para o período. Explicamos sobre os cuidados que devem ser tomados para diminuir os riscos de acidentes no trânsito, utilizando várias ferramentas de conscientização com os trabalhadores diariamente. Vale a pena porque é a certeza de que há uma preocupação com cada trabalhador”, diz ela.

Em todo PNE, tanto no trecho do Pará quanto no Tocantins, além da vasta programação, também foram intensificados os treinamentos de primeiros socorros com especialistas. Os temas incluem todas as ações necessárias dentro dos possíveis cenários de acidentes previstos no plano de atendimento à emergência das contratadas, dentre eles acidentes de trânsito, queda durante a montagem, acidente em espaço confinado, entre outros.

“Podemos concluir que, em função das ações realizadas, o saldo de prevenção de acidentes neste período está sendo bem positivo, tendo em vista que temos em torno de 930 veículos e equipamentos transitando nos 1800 KM do projeto, e, até o dia 1º de dezembro, foi registrada apenas uma ocorrência relacionada ao período chuvoso”, afirma Annie.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na?comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública,?sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

A ENGIE é referência mundial?em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

Receita em 2019: 60,1 bilhões de Euros. O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance). (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp