Segundo a denúncia do MPE, ambos faziam parte da organização criminosa que cometia fraudes em licitações

Da Redação

O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, e a ex-deputada estadual, foram condenados a 9 anos de reclusão por envolvimento em organização criminosa no esquema do Carlinhos Cachoeira. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), ambos faziam parte da organização criminosa que cometia fraudes em licitações, apropriação indébita e peculato.

À época o esquema de corrupção era feito com a empresa Delta em que, durante a gestão de Raul Filho na Prefeitura de Palmas, a organização criminosa fraudava licitações em limpeza urbana de Palmas. O prejuízo causado aos cofres públicos foi de R$ 30.233.387,18.

De acordo com a sentença do juiz da 3ª Vara Criminal de Palmas, Rafael Gonçalves de Paula, Raul Filho foi condenado a 9 anos de prisão e 7 de detenção. Já Solange Duailibe foi condenada a 9 anos de reclusão.

Segundo o magistrado, “ficou comprovado satisfatoriamente que os denunciados Raul de Jesus Lustosa Filho e Solange Jane Tavares Duailibe de Jesus estiveram à frente das ações delituosas, o primeiro na qualidade de gestor municipal, como tal responsável pela contratação da empresa que posteriormente começou a receber vantagens indevidas e a segunda proporcionando os meios para que os valores chegassem ao destino, ou seja, contratando pessoa para seu gabinete parlamentar, em cuja conta o dinheiro da corrupção foi parar”.

O juiz ainda completou: “`Por serem casados entre si, pode-se afirmar que Raul de Jesus Lustosa Filho e Solange Jane Tavares Duailibe de Jesus estavam conscientemente ajustados para o cometimento dos crimes de corrupção passiva e lavagem de valores”.

Para a irmã da deputada Solange Duailibe, Kenya Duailibe, à época presidente da Comissão de Licitação de Palmas, que segundo a denúncia também integrava a organização criminosa, a pena estabelecida, por todos os crimes, foi de 1 ano de reclusão, mais 7 anos, 3 meses e 24 dias de detenção, além de 70 dias-multa, cujo valor unitário foi arbitrado em 1 salário mínimo.

Jair Correia, ex-presidente da Agência de Serviços Públicos, foi condenado a 7 anos e 6 meses de detenção.

Direitos Políticos

Ainda conforme a sentença, os direitos políticos de Raul Filho e Solange Duailibe ficarão suspensos. Vale ressaltar que Raul Filho já havia anunciado sua pré-candidatura a prefeito de Palmas nas eleições deste ano e Solange Duailibe era cotada para disputar uma vaga de vereadora na Câmara Municipal de Palmas.

O Diário Tocantinense tentou contato com Raul Filho e Solange Duailibe, mas as ligações não foram atendidas. No entanto, ressalta que o espaço está aberto para pronunciamentos.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp