Já está disponível a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2019.

Da Redação

Já está disponível a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2019. Disponíveis desde segunda-feira, 10, as consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal, pelo telefone 146 ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets.

De acordo com o Fisco, mais de dois milhões de contribuintes que fizeram a sua declaração irão receber o desembolso. A Receita irá pagar cerca de R$ 5 bilhões do lote de 2019, que será corrigido em 1,54%, relativo à Taxa Selic do mês de maio e junho deste ano.

Neste primeiro lote, serão contemplados, preferencialmente, idosos, pessoas que possuam alguma deficiência física ou mental, professores e aqueles que possuem valores a restituir, referentes há anos anteriores a 2018.

Para Francisco Santiago, diretor executivo e CEO da Pactus Contabilidade, é de suma importância que o contribuinte esteja com o seu CPF em mãos na hora da consulta; e se optar pela consulta no site da Receita Federal é necessário digitar o reCAPTCHA. “Usa-se este dado para evitar que alguns aplicativos do contribuinte sejam utilizados de maneira prejudicial na hora de sua consulta”, alerta Santiago.

Ainda de acordo com Santiago, “se o contribuinte verificar que sua situação está processada em fila de restituição significa que a Receita não encontrou nenhuma pendência e ele será contemplado, posteriormente”. “Caso a situação esteja apenas como processada, o contribuinte não possui pendências, contudo, não receberá a restituição”, ressalta o CEO da Pactus Contabilidade.

Segue link do site da Receita Federal do Brasil para consulta, bem como link do Cronograma dos Lotes da Restituição:

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/restituicao-ressarcimento-reembolso-e-compensacao/restituicao/irpf/lotes/cronograma/2019

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp