O resultado das eleições municipais desenhará o novo quadro político para a disputa eleitoral em 2022

Da Redação

Faltam pouco mais de dois anos para as eleições estaduais e hoje em qualquer bate-papo com presidente dos partidos ou lideranças o discurso é sempre o mesmo: todos focados no processo eleitoral deste ano. Será mesmo? A dúvida certamente não é só nossa e se fizermos uma breve análise, e olha que não precisa ser um expert no assunto é possível perceber que todos, todos estão apostando alto nestas eleições para garantir suas bases em 2022. Por mais improvável que pareça tudo pode mudar nos próximos meses, mas quando se trata de política no Tocantins as peças deste jogo já “estão definidas”, só não sabemos a formação dos times e de onde virá o xeque mate. 

A reeleição unânime do presidente da Assembleia Legislativa, fato que entrou para a história do Tocantins, é um passe para que Antônio Andrade (PTB) entre na disputa pelo Governo do Estado em 2022. Se a unanimidade na Assembleia continuará em prol do nome do presidente para o governo é pouco provável, mas sua articulação política tem sido notória e hoje é um dos mais cotados pelo Palácio Araguaia para a sucessão de Mauro Carlesse (DEM). 

Ainda na base governista, não podemos  descartar o senador Eduardo Gomes (MDB), que assumiu em outubro a liderança do Governo no Congresso e ganhou visibilidade no cenário nacional. Filiado ao MDB, um partido com trajetória consolidada, tudo indica que a disputa ao Governo é apenas uma das muitas possibilidades do Senador. De acordo com os bastidores, Eduardo Gomes articula para presidir o Senado Federal, já que a gestão de Davi Alcolumbre (DEM) encerra este ano. Pelo visto tornar-se governador do Tocantins não é uma das prioridades do senador do Palácio Araguaia e do Planalto.

No campo da oposição temos dois grandes nomes. No Norte do Estado, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), demonstra desde 2018 seu interesse em participar da disputa. Não é de hoje que o ex-deputado federal, com grande prestígio junto a classe empresarial do Estado almeja o Palácio Araguaia. O trabalho de Dimas é reconhecido não apenas pelos mandatos políticos, mas pelas ações desenvolvidas quando esteve na presidência da Fieto. O prefeito de Araguaína está na lista dos melhores gestores do Tocantins, assim como Laurez Moreira (PSB) de Gurupi.

E pelo visto Laurez não está fora do páreo em 2022. Reeleito em Gurupi, o gestor tenta emplacar um sucessor que pode contribuir com seus projetos futuros. Laurez já foi deputado federal e está filiado ao partido do ex-prefeito da Capital, Carlos Amastha que possui grande influência no eleitorado palmense. Já a senadora Kátia Abreu (PP), que não podemos esquecer, encerra seu segundo mandato no senado federal, teria o apoio do filho, o senador Irajá e pode ainda contar com o grupo petista, ligado aos ex-presidentes Lula e Dilma.  

Não podemos também descartar a fusão nos grupos, tanto governistas quanto dos opositores. Mas neste momento todos correm para eleger os seus candidatos nas eleições deste ano, principalmente nas maiores cidades, pois é consensual o fato de que os resultados das urnas em 2020 serão determinantes para 2022.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp