Caso sinta algo mais grave, como febre, tosse e dificuldade de respirar, essa pessoa deve procurar as UPAs

Da Redação

A partir desta quinta-feira, 14, a entrega do resultado dos exames da Covid-19 será mais facilitada no Município de Palmas. Isso porque o usuário terá acesso ao protocolo do exame e poderá verificar o resultado pela Internet. Porém, se o paciente não tem internet poderá se dirigir para ter acesso ao laudo, com um protocolo e documento com foto, a um Centro de Saúde da sua área de abrangência e solicitar a impressão do exame.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como são feitos os exames da Covid-19 para detectar a presença da doença no organismo e até mesmo os lugares que devem procurar para fazer o teste. É importante que o paciente saiba que ele pode ser atendido em um dos 34 Centros de Saúde do Município de Palmas, caso ele apresente algum sintoma leve de Covid – 19.

No entanto, caso sinta algo mais grave, como febre, tosse e dificuldade de respirar, essa pessoa deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em caso de piora no quadro, o paciente atendido pela UPA será encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Conforme a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, em qualquer um dos casos o paciente é notificado e vai cumprir o isolamento domiciliar por até 14 dias.

Teste rápido

A diretora informa que após o 8° dia do início dos sintomas o paciente pode realizar o teste para pesquisa de anticorpos. Nesse intervalo de tempo, algum profissional da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ligará para informar o local e horário da coleta do material para exame. Nenhum local realiza a coleta sem o agendamento prévio, que é feito pelo profissional de saúde.

A assessora médica Katarina Fonseca, responsável pela regulação dos testes, reforça que os exames são encaminhados ao Laboratório Municipal em casos suspeitos de Covid-19 que demonstram sintomas a partir do sétimo dia. “Primeiramente, esses casos são atendidos nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e nos hospitais da rede privada de Palmas e são notificados como síndrome gripal. Em seguida, são repassados à Central de Regulação, onde fazemos a avaliação e o agendamento dos exames no laboratório”. A médica esclarece ainda que os resultados são informados e monitorados pela área de Vigilância Epidemiológica da Semus.

Teste de PCR

A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, explica ainda que para fazer a coleta de swab (trata-se de um contonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos), é colhida a secreção do nariz ou da garganta do paciente, ou, se necessário, são colhidas amostras do trato respiratório inferior, secreções dos brônquios ou pulmões expelidas pela tosse. “Essas amostras então são examinadas em laboratórios de análise, em um processo baseado na chamada reação em cadeia da polimerase (PCR)”.

Prazo para entrega dos resultados

O teste rápido é feito através do sangue e em até 24 horas é informado o resultado. Já o PCR é em até 72 horas e quem realiza é o Laboratório Central do Estado (Lacen). (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp