As regiões do Jalapão, norte, sul, sudeste e oeste do Estado do Tocantins encontram-se em risco de ocorrência de chuvas

Da Redação

Com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê fortes chuvas e ventos intensos em todo Estado nos próximos dias, o Governo do Estado, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, área técnica de Populações Expostas a riscos e Desastres Naturais (Vigidesastres), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta a população para os possíveis riscos de enchentes e alagamentos que podem aumentar incidência de transmissão de doenças como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreia.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Murilo Ribeiro Brito, “quem mora ou passa por pontos de enchente ou alagamento causados por chuvas, deve evitar o contato direto com a água suja. Os cuidados devem ser adotados por todos, principalmente por pessoas que moram em áreas com baixo saneamento básico, muitas doenças aumentam a transmissão neste período”, ressalta.

O gerente destaca ainda que algumas dicas de prevenção, como proteger o pé com calçados e até mesmo plástico; não ter contato com roedores que são os principais transmissores de doenças; lavar bem os alimentos; observar a água ingerida e evitar acúmulo de entulhos em terrenos baldios reduzem os riscos.

De acordo com aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste período, a previsão indica que os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer em uma faixa que passa pelos estados de Piauí, Maranhão, Tocantins, sudeste do Pará, Goiás, leste e nordeste do Mato Grosso. O Tocantins terá previsão de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

As regiões do Jalapão, norte, sul, sudeste e oeste do Estado do Tocantins encontram-se em risco de ocorrência de chuvas entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/hora), no período de 3 a 10 de fevereiro.

Como agir em casos de enchentes e alagamentos: Se a água invadir sua casa, procure abrigo em lugar seco e seguro; retire a sujeira deixada pela enchente, usando proteção adequada; tenha cuidado com os alimentos, sempre filtre e ferva a água antes de beber. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp