Dados apontam que 829 brasileiros morrem diariamente por falhas que podem ser evitadas por esses números está se promovendo esta ação.

Redação

Na programação do evento serão debatidas ações integradas para a gestão da segurança do paciente em serviços de saúde do Estado

Dados registram que 829 brasileiros morrem diariamente em hospitais públicos e privados por falhas que poderiam ser evitadas. O número equivale a três mortes a cada cinco minutos, sendo a segunda causa de morte mais comum no Brasil, como aponta o anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil realizado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde suplementar) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Com base nestes números e o compromisso de promover ações integradas para a gestão da segurança do paciente em serviços de saúde do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DVISA) em parceria com Núcleo Estadual de Segurança do Paciente do Tocantins (NESP-TO), realiza no próximo dia 05 de dezembro, no auditório do Palácio Araguaia, das 8 às 18h, o I Seminário Estadual de Segurança do Paciente do Estado do Tocantins.

Na programação do evento, questões relacionadas à área da saúde e vigilância hospitalar serão debatidas por profissionais de renome estadual e nacional, que atualmente estão à linha de frente do cuidado com o paciente.

Segundo a coordenadora do serviço de Segurança do Paciente da VISA Estadual, Cristina Freitas, durante todo o dia, serão debatidos diversos temas relacionado ao assunto. “Dentro das atividades haverá palestras, mesa redonda e debates para os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais de vários municípios do Tocantins, diretores de hospitais, coordenadores de Núcleo de Segurança do Paciente e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, trabalhadores da saúde, universidades, Conselhos de Classe, representantes de entidades, associações, sindicatos, Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado”.

Segundo as equipes da Coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente e a Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DVISA) que estão na organização do Seminário, o evento é mais uma forma de difundir conhecimentos por meio de discussão de temas relevantes vivenciados sobre Segurança do Paciente.  “A intenção da gestão é efetivar as ações de vigilância e cuidado com usuário da rede de saúde, normatizando as boas práticas de atendimento ao paciente no Estado” observa o diretor de Vigilância Sanitária Estadual, Thiago Botelho acrescentando que objetivo também do encontro é apoiar e incentivar a implantação e/ou implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de saúde.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp