Os kits de reanimação foram doados pela Igreja de deus dos Ã?ltimos Dias através de um programa de Ajuda Humanitária às maternidades públicas do tocantins

Da Redação

As maternidades públicas do Tocantins contarão com novos recursos para salvar a vida de centenas de bebês que apresentam dificuldades respiratórias ao nascer. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu a doação de kits de reanimação neonatal que foram entregues aos diretores das maternidades públicas. A doação dos kits foi realizada pelo “Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias”. No total foram 16 kits completos de reanimação neonatal doados, incluindo todos os itens necessários para uma rápida intervenção em casos de bebês com dificuldades para respirar.

Dados da Organização Mundial de Saúde dão conta de que cerca de 20 a 30% da mortalidade neonatal pode ser diminuída com a presença de um reanimador capacitado na sala de parto. Os índices demonstram que um em cada dez bebês precisa de algum auxílio para respirar ao nascer. Para que o quadro de asfixia do recém-nascido não deixe sequelas, nem resulte na morte do bebê, é importante que o atendimento seja feito já nos primeiros 60 segundos de vida, momento que se conhece como “o minuto de ouro” da criança. São os 60 segundos que podem ser determinantes para o futuro daquele novo ser. 

A gerente de ciclo de vida da Diretoria de Atenção Primária da SES, Isabela Soares Eulálio, destacou que esse “é um importante ganho não só para os hospitais na questão do aumento da aquisição de equipamentos, mas para todos, pois há enormes possibilidades de salvar vidas de bebês que necessitam da reanimação neonatal. Famílias serão salvas com este ato”, enfatizou.

 A doação dos kits foi realizada pelo “Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias”. O projeto já foi levado para diversos países, como a China, Mongólia, Equador, Paraguai, Bolívia e Etiópia. No Brasil, já foram entregues e capacitados para utilização dos kits, profissionais da saúde de vários estados como Pará, Piaui, Bahia, Maranhão, Pernambuco e outros.

 No Tocantins um curso de capacitação já foi realizado com médicos pediatras e demais profissionais que atuam diretamente na sala de parto. Além dos kits e equipamentos, o Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias fornece apostilas com manuais da Academy of Pediatrics e da American Heart Association.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp