O evento teve como objetivo debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira.

Da Redação

A Secretária Municipal da Educação de Arapoema, Maria Macêdo, participou entre os dias 13 e 16, na Bahia, do 17° Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).  Com o tema “Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem”, o evento teve como objetivo debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira.

De acordo com a secretária, a participação no Fórum foi de extrema importância para a sua capacitação profissional. Ela destacou ainda, que os conhecimentos obtidos serão utilizados para melhorar ainda mais a educação de Arapoema. “Houve troca de experiências com secretários de diversos estados, uma aproximação com os colegas gestores do Tocantins, assim como aprendizados relevantes sobre as mudanças na educação municipal que, como sabemos, ocorre constantemente”, disse.

A Prefeita de Arapoema, Professora Lú Parizi, destacou a necessidade de se capacitar os profissionais do município. Ela, como educadora, reforçou que a educação é uma das áreas onde a profissionalização deve ocorrer de forma constante. “Investimos nos nossos gestores, para que eles deem retorno em serviços para a população. Tenho certeza de que muito do que foi aprendido pela nossa secretária, será utilizado pela educação das nossas crianças arapoemenses”, completou.

O Fórum

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Undime, o 17° Fórum Nacional mobilizou cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir diversos assuntos, como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação; a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação; o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios; além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

Realizado em um período de intensas discussões no que diz respeito ao financiamento da Educação, mais especificamente ao Fundeb, cujo prazo de vigência se encerra em 2020, o Fórum também foi um momento determinante na formação de gestores e educadores, pois se consolidou como um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a educação.

Organizada em conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a 17ª edição proporcionou ainda, visitas dos participantes às salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, SEB, Semesp, Sealf, Capes), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e a estandes de empresas credenciadas.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp