Saúde, limpeza e segurança serão reforçadas para o folião curtir os cinco dias da folia sem imprevistos

Da Redação

As secretarias municipais da Saúde, Infraestrutura e a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína se preparam para desenvolver diversas ações de saúde, limpeza e segurança durante o Carnabalada 2020, nos dias 21 a 25 na Via Lago. O objetivo é contribuir para que o folião tenha um carnaval mais seguro e sem imprevistos.

“Estamos pensando em todos os detalhes, desde decoração, a parte da limpeza do corredor da folia e por isso contamos com a parceria entre as secretarias do município para fazermos o melhor para o araguainense”, disse o secretário executivo da Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira.

Saúde

Nos cinco dias de festa, a Secretaria Municipal da Saúde terá um posto de atendimento no corredor da folia. Em uma tenda montada em local estratégico, profissionais da saúde darão apoio quando surgir alguma intercorrência que prejudique o bem-estar do folião.

“Estaremos com nossa equipe disponível todos os dias de evento para ajudar o folião que precisar de algum atendimento imediato. Teremos médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e ambulância preparados para ajudar em caso de necessidade”, explicou a enfermeira do Município, Laryssa Barbosa.

Prevenir para não remediar

Além do suporte dos profissionais da saúde, o espaço também terá distribuição de preservativos e a parte de educação preventiva contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´S), realizada por uma equipe da Vigilância Sanitária do Município.

De acordo com a Coordenadora Municipal do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Juliana Lima, a intenção é orientar as pessoas sobre o uso do preservativo. “Além de um ponto fixo onde receberemos o folião que desejar tirar alguma dúvida, vamos também circular entre os foliões distribuindo panfletos. A finalidade é orientar sobre a necessidade de usar preservativo em todas as relações sexuais”.

Trânsito seguro

Para a maior segurança do folião, a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, assim como em outros grandes eventos, o corredor da folia será organizado para que veículos não trafeguem entre as pessoas. A ação por meio de rotas alternativas para o motorista é necessária para evitar acidentes. O trabalho será em parceria com a Polícia Militar.

“O esquema de segurança busca garantir um reforço na fiscalização aos motoristas e em toda a organização do trânsito. Utilizaremos o bafômetro e desde já pedimos às pessoas que vão participar da festa, que se organizem para evitar a combinação entre álcool e direção”, alertou o diretor de Fiscalização da ASTT, Eduardo Barbosa.

Outros serviços

Outros serviços como limpeza e iluminação pública da Secretaria Municipal da Infraestrutura garantirão mais conforto durante a festa. Equipes do Departamento de Limpeza e de Iluminação Pública se revezarão em escalas em todos os dias do evento.

No caso dos serviços de limpeza, a orientação da secretaria é de que o folião tenha consciência e leve consigo sacolas plásticas para armazenar seu lixo ou utilize as lixeiras disponíveis ao longo da Via Lago, atitude que contribui para garantir o ambiente mais limpo.

 

Programação

Dia 21 (sexta-feira)

19h – Santa Missa;

21h – Banda Dominus.


Dia 22 (sábado)

17h – Matinê com brincadeiras;

19h – Cia de Dança Batukerê;

20h30 – Mc Thavinho;

21h – Willian Junior;

22h30 – Felipe e Matheus;

00h – Mariana Fagundes;

2h – Anonymous Black Funk.

 

Dia 23 (domingo)

17h – Competição de Patins;

18h - Matinê com brincadeiras;

19h – Dj Marquinhos Pedra;

20h – Renan Aguiar;

22h – Odilon Santos;

00h – Cia do Calypso;

2h – Dj Marquinhos Pedra.

 

 Dia 24 (segunda-feira)

17h – Matinê com brincadeiras;

18h – DJ Charles;

19h – Festival de Roda de Capoeira;

20h30 – Banda Ziriguidum;

22h – Forró Pegada e Bola da Guitarra;

23h30 – Banda Retrô Bet;

1h – Pathancka;

3h – Dj Charles.

 

 Dia 25 (terça-feira)

17h - Competição de Skate;

18h – Matinê com Turminha Mágica;

19h - DJ Danilo Gomes;

20h – Edson e Junior;

21h30 – Paulinho Braga;

23h – Baile do Máskara;

00h – Banda Anjo Azul;
2h – DJ Danilo Gomes. 

(Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp