O objetivo é garantir o bem estar do turista, que somente na região do Jalapão superou a marca das 32 mil pessoas.

Da Redação

Com um fluxo de visitação em ascensão, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, tem mantido encontros com os representantes das forças de segurança pública do Estado do Tocantins. O objetivo é garantir o bem estar do turista, que somente na região do Jalapão superou a marca das 32 mil pessoas em 2018.

Ao Coronel  Reginaldo Leandro da Silva, Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), o presidente da Adetuc defendeu a necessidade de um posto avançado no Jalapão. “O Coronel foi sensível à solicitação, ponderou as dificuldades, mas concordamos que em caso de incêndio na região a dificuldade de acesso hoje inviabiliza o pronto atendimento”, pontua Tom Lyra.

Outra necessidade apontada pelo Comandante-geral do CBMTO é a instalação de um ponto de apoio na Praia da Graciosa, em Palmas. “O Coronel solicitou nosso apoio e iremos trabalhar juntos no intuito de garantir o espaço físico”, explica.

Carnaval

A segurança durante a Festa de Momo, que ocorrerá em março, foi uma das pautas da reunião com o Coronel Jaizon Veras Barbosa, Comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). “Nossa preocupação comum é garantir a segurança nos sete eixos turísticos do Estado durante o Carnaval”, enfatiza Tom Lyra, que também solicitou apoio da corporação para a instalação de centrais de atendimento ao turista.

São relacionados como eixos turísticos do Tocantins o Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras e Lago, Serras Gerais, Jalapão, Lagos e Praias do Cantão, além da Ilha do Bananal. Tratam-se de regiões com grande potencial turístico que devem atrair visitantes com perfis variados, desde os apaixonados pelo ecoturismo aos adeptos das folias, que se concentrarão em cidades como Gurupi, Dianópolis, Arraias, Xambioá, entre outras. (Com informações da Seden)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp