Senador do Tocantins, Eduardo Gomes entra na 'treta' e diz que Pequizeiro deve ser a Capital do Pequi

A treta envolve o deputado mineiro Marcelo Freitas (PSL), o governador Ronaldo Caiado e agora, Eduardo Gomes (MDB)

Da Redação

Tudo começou quando o deputado federal mineiro delegado Marcelo Freitas (PSL) apresentou um projeto de lei, que pretende tornar a cidade de Montes Claros (MG) na "capital nacional do pequi”. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), chegou a brincar com o deputado federal mineiro, Em um post em rede social, "não tem base essa história" porque o pequi está no "DNA goiano". 

Agora, foi a vez de Eduardo Gomes (MDB), protestar, segundo ele, o pequi seria muito mais tocantinense do que mineiro ou goiano. Com este argumento ele disse que quem merece o título de Capital do Pequi a cidade de Pequizeiro, que fica localizada na região Centro Oeste, do Tocantins. “Pedindo licença ao governador goiano, vou candidatar o Tocantins ao título”, disse. 

“Não é só o fato de ostentar uma cidade com o nome de Pequizeiro que faz o Tocantins o território do pequi. É a abundância do fruto em nosso território com o cerrado ainda preservado e onde o corte do pequizeiro é crime ambiental. Reza a lenda que, quando da divisão de Goiás, o pequi entrou como contrapartida para o Tocantins, que herdou a parte pobre do Estado”, diz trecho publicado em um artigo.