O objetivo principal do curso foi oferecer aos participantes, noções amplas sobre sustentabilidade da atividade leiteira, como nutrição, cria e recria e manejo alimentar

Assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), instituição presidida pelo Presidente, Paulo Carneiro, finalizou mais um curso de Trabalhador no Manejo Alimentar de Bovinocultura de Corte no município de Mateiros, na fazenda Recanto.

O objetivo principal do curso foi oferecer aos participantes, noções amplas sobre sustentabilidade da atividade leiteira, como nutrição, cria e recria e manejo alimentar, ensinado as formas corretas de realizar esse tipo de trabalho, preparando o produtor para enfrentar qualquer dificuldade que por ventura venha surgir.

A instrutora do curso Célia Rodrigues Toledo, explicou sobre os principais temas abordados durante os dias de encontro, segundo ela, foi repassado para os produtores compreender as características e as necessidades nutricionais dos bovinos, leiteiros em cada fase de desenvolvimento dos animais, (cria e recria), fase da produção (periparto, início e fim da lactação) e também tiveram a oportunidade de adquirirem capacidade técnica para adequar o manejo nutricional da propriedade no sistema de produção a pasto.

 “Os produtores precisam conhecer e identificar os distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar, conhecer as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos bovinos leiteiros no Brasil, bem como discutir sobre o planejamento estratégico para suplementação adequada dos animais no período de estiagem, sendo assim terão com certeza uma melhor produção”, concluiu a instrutora.

Para o aluno Laércio Aparecido Branco, o curso veio para transformar ainda mais os seus conhecimentos. “Estou me sentindo mais preparado para cuidar dos animais de forma correta, no decorrer do encontro eu percebi os erros que vinha cometendo por não conhecer as técnicas adequadas, de agora para frente tenho certeza que meu trabalho será realizado com mais sucesso. ” Comentou o aluno.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp