Pela variação da inflação nos últimos dois anos, o valor por aluno foi reajustado em 33%

Da redação

Nesta última segunda-feira, 30, professores da rede municipal de ensino de Araguaína, região norte do estado, tomaram as dependências da prefeitura para cobrar do prefeito Wagner Rodrigues (SD), a implantação do reajuste do piso salarial da categoria.

Pela Lei do Magistério, o reajuste de professores é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação. Pela variação da inflação nos últimos dois anos, o valor por aluno foi reajustado em 33% em janeiro deste ano.  

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), regional Araguaína, o reajuste feito pela gestão até o momento foi de 10,28%, quase 23% a menos que a média nacional. A categoria também exige a efetivação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCR).

“Nós somos trabalhadores da educação e temos que ser respeitados e valorizados. Não pelo senhor como pessoa, mas o senhor como prefeito e responsável pela educação. Plano de Carreira é Lei. Piso é Lei Federal e ainda temos a Lei do Fundeb, que nos garante recursos para o pagamento dos trabalhadores da educação”, afirmou Rosy Franca, presidente do Sintet Regional de Araguaína.

- Divulgação

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp