A expectativa é quanto à situação dos juros. Espera-se uma redução de 1% em relação ao plano anterior, ou ainda, a manutenção dos mecanismos pós-fixação. Uma possível novidade é de que parte dos juros do crédito rural sejam balizados pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

Norte Agropecuário
O anúncio do Plano Safra acontece nesta quarta-feira, 06.
O anúncio do Plano Safra acontece nesta quarta-feira, 06.

Carla Mendes
DE SÃ?O PAULO (SP)

Mais uma vez esperada para uma divulgação do Plano O Plano Safra, que acontece nesta quarta-feira (6), em Brasília é uma situação dos juros. A expectativa do economista Faep, Pedro Loyola, e as várias lideranças que fazem com que elas se manifestem em torno de 1% em relação ao plano anterior ou fechado, com o mecanismo do pós-furação.

Taxa de juro destinada ao hoje, hoje, passou de 8,5% para 7,5% na nova temporada.

Uma notícia do Valor Econômico, o IPCA vai fazer os juros do crédito rural no plano 2019/20. Essa é uma parte do poder do Banco Central, Ilan Goldfajn e, ao ser efetivada, começa a valer em 1º de julho. Não é aprovado pelo Congresso, o Conselho Monetário Nacional (CMN).

"A indústria financeira do governo ganhou a queda de peso com o Ministério da Agricultura do passado e do plano Plano Safra (2018/19) vai atrair os juros de uma parte das operações de crédito para o custeio agropecuário ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em uma fase de testes, a terceira modalidade de financiamento tem uma taxa de juros rural corrigida pelo IPCA vigente no prazo de uma vez por ano.

A notícia traz uma informação ainda de que esse formato é diferente, não há nenhum momento da contratação do crédito. Ademais, o prospecto já publicou os modelos que são mais conhecidos que os juros controlados e subsidiados e o que é livre juros livres.

Em entrevista ao Valor Econômico, o ex-diretor da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) Ademiro Vian, que é um mecanismo que se mostra representado pelos os de menor risco. A taxa de juro pode ser mais flexível, afinal, mais alta do que a fixa, ampliando o seu custoso ao longo da safra.

Essa classe pode ter alcançado cerca de 5% do total dos recursos que são exigidos para o plano não plano a ser divulgado nesta quarta.  (Do Portal Notícias Agrícolas)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp