A Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destaca que a atuação das cooperativas está diretamente ligada ao desenvolvimento do estado.

Da Redação

Com três décadas de atuação, o Sistema OCB/TO completa, neste mês de setembro, 30 anos de atividades em prol do desenvolvimento sustentável do cooperativismo no Tocantins. A instituição congrega cooperativas e filiais presentes em 25 municípios, que contam com mais de 28 mil cooperados e geram quase 7 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o presidente Ricardo Khouri, são 30 anos de dedicação absoluta à evolução do cooperativismo no estado. “Ao longo da nossa história houveram momentos de lutas e conquistas importantíssimas, mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito. Estamos constantemente diante de desafios e, hoje, o principal deles é massificar este modelo de negócio enquanto forma de organização social e econômica de produtores de bens e serviços”, afirma Khouri.

Produtividade e sustentabilidade

A Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destaca que a atuação das cooperativas está diretamente ligada ao desenvolvimento do estado do Tocantins. “Ao longo destes anos as nossas cooperativas passaram por várias transformações e, atualmente, são responsáveis pela exportação de carne e grãos, oferecem diversos serviços de saúde, educação, transporte e soluções financeiras, movimentando a economia, sem perder o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade. O Sistema OCB/TO contribuiu com a evolução destas cooperativas, em especial através do SESCOOP, com foco na oferta de soluções de formação, qualificação e aperfeiçoamento dos cooperados, colaboradores e familiares, se baseando nas melhores práticas de gestão e governança”.

O Sistema OCB/TO

O Sistema OCB Tocantins nasceu com o objetivo de representar e fortalecer o cooperativismo, sendo composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas, instituído em 1 de setembro de 1989, que atua na representação política e institucional das cooperativas; e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, implantado no estado em 30 de setembro de 1999, tem por objetivo promover a cultura cooperativa, fomentar a qualificação profissional e o aperfeiçoamento da gestão.

A cooperativa mais antiga

Com mais de 8.000 associados, e presente em diversos municípios do Tocantins, a cooperativa de crédito SICOOB CREDIPAR é a mais antiga registrada no sistema, fundada em 1991. Segundo o vice-presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Francisco de Assis, “Graças ao Sistema OCB/TO nós podemos contar com uma forte defesa do setor, alinhada com os princípios cooperativistas. Sentimos uma relação de parceria e mutualidade muito grande, principalmente no que se refere a profissionalização dos nossos colaboradores, dirigentes e cooperados”, relata.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp