Por meio de decisão o governador Mauro Carlesse e o secretário Cristiano Sampaio foram afastados do cargo

Da Redação

Em cumprimento à ordem deferida por ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta manhã, 20, de duas operações policiais complementares no Estado de Tocantins com o objetivo de desarticular organização criminosa – ORCRIM que executou uma série ações para supostamente impedir ou obstruir investigações que apuravam ilícitos relacionados à cúpula do Governo do Estado do Tocantins. Por meio de decisão o governador Mauro Carlesse e o secretário Cristiano Sampaio foram afastados do cargo, juntamente com alguns membros da cúpula da Segurança Pública.

Os inquéritos segundo o STJ, que tramitaram sob sigilo na Corte Especial, indicaram a presença de fortes indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins e a estrutura montada para a lavagem de ativos, bem como indicou a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.

As investigações, iniciadas há quase dois anos, reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados. Além da obtenção de novas provas, as operações buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das Instituições Públicas.

O teor das decisões proferidas pelo Ministro Relator dos Inquéritos foi antecipado aos demais membros da Corte Especial do STJ, as quais serão submetidas ainda hoje ao colegiado para referendo.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp