Nesta matéria veja o que favorece o aparecimento desses animais .O técnico de entomologia, Roni Peterson explica como evitar a infestação dos animais .

Kessia Rubia

As altas temperaturas em nossa cidade  tem favorecido o aparecimento de aranhas e escorpiões .Para combater esses animais e evitar acidentes é necessário tomar conhecimentos dos seus hábitos e o que favorece seu aparecimento . Quando se trata de escorpiões pode-se dizer que eles possuem hábitos noturnos e costumam se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulhos, entre outros. Isso porque são nesses lugares que eles buscam sua comida, que podem ser os cupins, as moscas, os grilos e as baratas, por exemplo. E em relação às aranhas, elas têm hábitos terrestres e noturnos e vivem em tocas no solo , debaixo de pedras ou outras cavidades naturais. Os dois animais representam perigo ao ser humano, por isso é necessário combatê-los. O Diário

Tocantinense buscou maiores informações no centro de vigilância sanitária do município e falou com o técnico de entomologia ,Roni Peterson que nos deu informações mais concretas sobre o assunto. Segundo o técnico  já existem 13 casos de acidentes com o escorpião preto em Colinas do Tocantins ,no ano 2017 ao ano de 2018.

Roni explica que vedar frestas de janelas e portas, tampar os ralos, colocar telas em portas e janelas e principalmente não acumular lixo, entulho ou objetos e evitar colocar resto de materiais de construções encostados na parede evitam o aparecimento destes animais. No caso dos escorpiões, gostam de se abrigar também na caixa de gordura porque nelas encontram alimentos como as baratas, é necessário que elas também estejam vedadas.

No caso das aranhas elas são prejudiciais tanto para seres humanos como também para os animais domésticos, o que acontece é que ela solta um pelo o que causa uma irritação ,ocasionada na pele e mucosas devido aos â??pelosâ? urticantes, que algumas espécies liberam como forma de defesa .Quanto ao quadro clínico, a pessoa picada pode vir a sentir dores no local de pequena intensidade e curta duração. Já no caso dos acidentes com escorpiões são dor intensa, vômitos, sudorese (transpiração) e náuseas.  Nos casos mais graves, pode haver o aumento de frequência cardíaca, suor excessivo, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão. Frequentemente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descordenados. Para a dona de casa Ana Laurinda foi um susto ver uma aranha entrando na casa, â??quando vi, ela já estava entrando na minha cozinha"

O técnico Roni  reforça que devemos evitar o acumulo de lixo nos quintais como madeiras telhas tijolos e resto de comidas.

O recomendado no caso de acidentes com escorpiões procurar uma equipe de saúde e se possível levar o animal em uma embalagem .

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp