Mais 23 mil eleitores deverão comparecer as urnas do município.

Kessia Rubia

Os atos de campanha se enceram neste sábado, agora é esperar o dia das votações 2018.

Neste domingo (07) acontece as eleições 2018.Todos os brasileiros que estão aptos para votação, irão às urnas eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores estaduais, deputados estaduais, o governador e vice-governador do Distrito Federal e os deputados distritais. No município de Colinas deverão comparecer as urnas  23.067 eleitores .

Segundo informações da assessoria de comunicação do TRE-TO ao Diário Tocantinense ,tudo está pronto para este domingo,em  todos os locais de votações já foram concluídas as instalações das urnas.Está programado para às  8h da manhã deste domingo a auditoria das urnas eletrônicas, o ato poderá ser acompanhado pelo eleitor e também será transmitido pelo canal do TRE no You Tube.

O cidadão a partir de agora deverá tomar cuidados e se prevenir para não cometer crimes eleitorais. A partir da meia-noite do dia de domingo, está proibido fazer qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, portanto sugerir voto por WhatsApp a partir da 0h de domingo é crime, segundo o artigo 81 da resolução 23.551, do Supremo Tribunal Eleitoral.

Conforme o artigo, está passível à punição o responsável por "publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet", no entanto, publicações feitas até 23h59 do sábado (6) podem continuar no ar durante o dia de eleições.

Fica   proibida a "boca de urna" ,ela se caracteriza por ações como: propaganda eleitoral que envolva uso de alto-falantes e amplificadores de som, comícios, carreatas e distribuição de material de propaganda política. Também é vedado qualquer tipo de aliciamento ou manifestação para influenciar a vontade dos eleitores. No entanto, segundo o TSE, é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio de bandeiras, broches e adesivos.

Outra observação é a lei seca, aqui no nosso município , o juiz eleitoral Marcelo Laurito Paro não determinou  o cumprimento da Lei , mas segundo o chefe do cartório eleitoral de Colinas a polícia militar irá coibir todo excesso que possa comprometer a segurança das eleições, toda ação no período de votação que vise atentar contra a garantia da normalidade, será imediatamente coibida.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp