De acordo com o STJ, as apurações indicaram "a presença de fortes indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde

Da Redação

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell determinou o afastamento do governador tocantinense, Mauro Carlesse (PSL), por seis meses, no âmbito de uma investigação sobre uma suposta organização criminosa que teria obstruído investigações sobre pagamento de propina e corrupção relacionada à cúpula do Governo do Estado do Tocantins. As informações são do portal de AF notícias.

Mauro Campbell levará sua decisão ao plenário da Corte Especial do STJ nesta quarta-feira, 20, para que o colegiado referende ou não o afastamento do governador. São necessários 10 de 15 votos para confirmar a decisão. 

O ministro do STJ ainda autorizou a realização de busca e apreensão contra ele. Duas operações foram deflagradas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, que faz buscas hoje, 20, contra os investigados. Os inquéritos tramitam sob sigilo na Corte Especial do STJ.

A Polícia Federal está cumprindo mandados de busca em endereços ligados ao governador para aprofundar as investigações. Não há mandado de prisão contra Mauro Carlesse. Além do governador, também há mandados de busca e apreensão contra secretários estaduais, dentre eles Cristiano Sampaio, que é delegado da Polícia Federal e titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP).

De acordo com o STJ, as apurações indicaram "a presença de fortes indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins e a estrutura montada para a lavagem de ativos, bem como a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados".

O DT solicitou nota da Secom e aguarda um posicionamento.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp