Considerado um dos maiores e tradicionais eventos religiosos do Tocantins, a Romaria da Serra do Estrondo.

Da Redação

O deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) propôs através de Projeto de Lei, apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 16, que a Romaria da Serra do Estrondo, realizada no município de Paraíso do Tocantins, seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

O parlamentar destacou a importância da propositura para o turismo do município. “Além de permitir o reconhecimento por parte do Estado a uma manifestação cultural religiosa, enraizada na comunidade católica há mais de 59 anos, datas calendarizadas ajudam a fomentar a cultura e o turismo, contribuindo também para a economia da cidade”, afirmou.

Considerado um dos maiores e tradicionais eventos religiosos do Tocantins, a Romaria da Serra do Estrondo, que acontece anualmente, durante a Semana Santa, recebe milhares de fiéis e peregrinos vindos de várias regiões do Tocantins e do Brasil.  

A Romaria inicia na noite de quinta-feira, seguindo durante todo o dia de sexta-feira da Paixão, com programações religiosas. Os fiéis percorrem um trecho de 800 metros de subida íngreme, cumprindo promessas e penitências, indo até o alto da Serra, onde se encontra a Capela de Santa Cruz, onde lá, em momento de fé e devoção acedem velas e fazem suas preces.

A tradicional subida da Serra do Estrondo, Cartão postal de cidade de Paraíso, é reconhecida desde 2010 como “Bem de Valor Cultural e Patrimônio Histórico do Estado do Tocantins”. (Com informações da assessoria)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp