O objetivo da medida é ajudar a socorrer os sistemas elétricos do Sudeste e do Nordeste do Brasil

Da Redação

A Secretaria de Meio Ambiente do Tocantins informou a imprensa que a vazão de água no rio Tocantins deve aumentar nos próximos dias para que a produção de energia elétrica seja ampliada. O objetivo da medida é ajudar a socorrer os sistemas elétricos do Sudeste e do Nordeste do Brasil, que enfrentam problemas com a estiagem. 

A decisão, segundo a secretaria, foi tomada em uma reunião realizada virtualmente nesta última terça-feira, 31. Técnicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participaram, assim como representantes de outros órgãos e empresas relacionada ao sistema hídrico. 

A liberação será feita pela Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, em Goiás, que tem um reservatório de grande porte. Atualmente, a vazão nesta unidade é de 300 m²/s. Isso deve triplicar e chegar a 900 m²/s. O aumento na quantidade de água deve ampliar a capacidade de geração das usinas instaladas ao longo do rio Tocantins e também fazer o nível do rio subir. 

A água que for liberada por Serra da Mesa vai passar ainda pelo reservatório da Usina de Cana Brava, também em Goiás, antes de chegar ao Tocantins. No estado, a vazão extra servirá para ampliar a capacidade de geração em quatro hidrelétricas:

• São Salvador (Paranã)

• Peixe-Angical (Peixe)

• Luís Eduardo Magalhães (Lajeado)

• Estreito (Aguiarnópolis, na divisa com o Maranhão)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp