O maquinário é do Programa Terra Forte destinado a assentamentos rurais e foram flagrados fazendo serviços em fazenda de secretário que é esposo da prefeita e na casa da sogra dela.

Da Redação

O vereador Jardel Rocha (PPS) denuncia o uso de máquinas públicas do Programa Terra Forte, do governo federal, em propriedades de familiares da prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin (DEM). Segundo o parlamentar, o maquinário foi usado em fazenda do secretário de Governo do Município, Renato de Mello, que é esposo da gestora e na casa da mãe dele.

O Programa Terra Forte é destinado às famílias de trabalhadores rurais assentadas e tem o objetivo de implantar e modernizar empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo Incra.

O vereador informou que a poucos dias recebeu a denúncia com fotos. Segundo ele, as imagens foram registradas no mês de março e mostram um trator do programa sendo usado em uma fazenda do secretário de Finanças, Ronilson de Mello. A propriedade seria dele e do seu irmão, Renato de Mello, que é esposo da prefeita.

As imagens também flagram um caminhão caçamba sendo usado para transportar barro para a casa da mãe dos dois secretários e sogra da prefeita. Para o vereador, a denúncia é grave. “É muito revoltante saber que vários produtores rurais precisam do uso do maquinário e o maquinário sendo usado em propriedade particular”.

Jardel Rocha disse ainda que irá levar a denúncia ao conhecimento do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O vereador informou que levará a denúncia ao MPTO na tarde desta quarta-feira (31), aproveitado que o Promotor de Justiça estará na cidade.

O presidente da associação do Projeto de Assentamento (PA) Grota do Laje, Vanderlan Marques de Araújo, mais conhecido Dilan do S, vê com indignação o uso de maquinas públicas em propriedades particulares. O PA Grota do Laje conta com 100 famílias assentadas.

 “Nosso município tem quase 500 famílias assentadas. A maioria são carentes e não produz por que não consegue arcar com os custos de gradear o terreno para plantar. É de ficar indignado. Quando o governo envia um trator para o município a prefeita manda para a fazenda do esposo dela”, desabafa.

Dilan do S chama atenção também para as condições das estradas vicinais do município. “Não conhece nenhum lugar no mundo que não invista na agricultura, que tenha futuro. Nosso município é rico em água, as terras são férteis, mas não tem o incentivo do poder público”, pontua.

A redação do Diário Tocantinense não conseguiu contato com a prefeitura de Xambioá, mas o espaço está aberto para manifestações sobre o caso.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp