Superlotação e espera prolongada por atendimento estavam entre os problemas pontuados pela vereadora

Da Redação

A presidente da Câmara de Palmas, vereadora Jand Valcari (PODE) fiscalizou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital, durante o feriado prolongado de finados. Indignada com a superlotação verificada nos locais, Janad usou a tribuna da Casa de Leis para cobrar explicações da prefeitura e reivindicar a abertura das unidades de saúde durante os finais de semana e feriados. 

“Segunda-feira, pronto facultativo declarado e a UPA Sul superlotada. Pensa na superlotação que estava, pensa na humilhação que estava. Quer dizer que sábado, domingo e feriado ninguém pode adoecer?”, questionou a presidente. 

Secretário não cumpre palavra

Com um discurso forte, a vereadora enfatizou que convidou o secretário de saúde do município, Thiago de Paulo Marconi, para averiguação da situação e que o próprio secretário afirmou que a superlotação não se repetiria. 

 “O secretário garantiu uma resolução, mas na terça, feriado de finados, nenhum outro ponto estava aberto e a situação se repetiu”, contou a parlamentar. Indignada com o descaso na saúde, Janad lembrou da inauguração e paralisação da UPA do setor Sul, próximo a Avenida Tocantins, em Taquaralto. 

“Gastaram quase R$ 2 milhões para inaugurar uma UPA e a danada não funcionou 40 minutos. Ela também estava fechada. Nós temos mais de 300 mil habitantes! Sábado, domingo e feriado não podem adoecer, porque não temos local para atender e sobrecarregam as UPAS”, relatou. 

Ao final do discurso, Janad cobrou além da abertura de mais unidades de saúde durante feriados e finais de semana, que os demais vereadores busquem fiscalizar a atuação da gestão. 

“Vamos prestar atenção no trabalho, no dinheiro gasto e no serviço destas empreitadas”, finalizou.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp