Ã? um conceito ou uma filosofia de vida, que trabalha o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Assessoria de Comunicação

Yoga significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, vinda há mais de 200 anos a.c. É um conceito ou uma filosofia de vida, que trabalha o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Yoga trabalha também as emoções, ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, provocando também um profundo relaxamento, concentração, equilíbrio mental, fortalecimento, alongamento e flexibilidade do corpo, além de trabalhar órgãos internos capazes de promover um profundo bem estar e cura de diversas doenças.

Swami Vishnudevananda (idealizador do método Sivananda de Yoga) diz que “O yogue concebe a vida como um triângulo onde o corpo físico passa pelo nascimento, o crescimento, a mudança, o declínio e a morte. A etapa de crescimento vai até maios ou menos 18 ou 20 anos (onde rejuvenescimento celular é maior que a mortalidade das células). Uma pessoa é considerada jovem até os 30 ou 35 anos de idade, a partir de então, inicia-se o declínio ou velhice em direção a morte. Contudo, os yogues dizem que não nascemos somente para nos sujeitarmos à dor, ao sofrimento, ao declínio e a morte. Existe um propósito muito maior para a vida, mas para descobri-lo são necessários um intelecto afiado e uma grande força de vontade.”

A partir de então, os grandes sábios da antiguidade desenvolveram o método de cura, capaz de retardar o envelhecimento, chamado Yoga.

Yoga possui 5 princípios:

  1. Exercícios adequados ou ASANAS, vem do Sânscrito e significa Postura fixa.

Age como um sistema de lubrificação das articulações, músculos, ligamentos, tendões, aumentando a circulação e a flexibilidade. Não se trata apenas de um exercício físico, mas também mental de concentração e meditação.

Possuindo como principais benefícios a promoção da saúde de todo o corpo, em especial da Coluna Vertebral; o alongamento e a tonificação dos músculos. Afeta as partes do corpo mais profundas e sutis, massageando e estimulando os órgãos internos. A prática consciente e regular mantém todo o organismo humano em perfeito funcionamento, auxiliando na prevenção e cura de diversas doenças (físicas e mentais); alterando positivamente o ritmo da respiração, desenvolvendo assim, um maior controle da mente e aumentando de forma significativa a memória e a concentração;

      2. Respiração adequada ou PRANAYAMA: controle da energia vital sutil.

O controle do Prana, ou energia sutil, leva ao controle da mente.

Conecta o corpo com a sua bateria, onde uma energia potencial é armazenada. Quando se trabalha essa energia por meio de técnicas de respiração do Yoga, ela é liberada para o rejuvenescimento físico e mental.

Nos dias atuais, a correria nos impossibilita de realizarmos uma respiração completa e adequada. Respiramos de uma forma superficial, apenas para sobreviver em meio ao estresse. Porém isso pode estar nos gerando sérias doenças tanto no corpo como na mente.

Entre seus benefícios encontramos a redução significativa das tensões diárias, do estresse, da ansiedade e, até mesmo da depressão. O controle do prana (energia nervosa), consequentemente, leva ao controle da mente. Todas as doenças do corpo podem ser destruídas em sua origem simplesmente regulando o prana. Quando somos capazes de controlar nosso prana, todo nosso corpo estará sob controle. Esse é o conhecimento secreto da cura. Com a respiração normal no dia a dia, extraímos muito pouco prana. Para aumentar essa quantidade de prana, precisamos nos concentrar e regular de forma consciente a respiração.

Uma pessoa com energia prânica abundante irradia vitalidade e força.

      3. Relaxamento adequado ou SAVASANA. Tem a mesma função que o radiador tem no carro: refrescar o sistema.

Quando o corpo e a mente estão trabalhando continuamente de maneira exagerada, sua eficiência diminui. Para regular e equilibrar o trabalho do corpo e da mente, é necessário aprender a economizar a energia produzida por nosso corpo, que é o propósito principal de aprender a relaxar. Já parou para pensar que mesmo dormindo você não está relaxando de maneira adequada? Acordamos cansados e repletos de dores em todo o corpo, devido excesso de pensamentos e tensões desnecessárias.

Nosso corpo produz hoje, nutrientes que deveriam ser consumidos amanhã. Porém nosso estresse diário, nos faz acabar com esses nutrientes em poucos minutos, por isso a necessidade de ingerirmos um grande número de vitaminas encontradas nas farmácias. Um relaxamento adequado lhe proporcionará uma vida mais calma e leve.

      4. Alimentação adequada. Uma dieta yogue nos faz pensar que “Comemos para viver e não vivemos para comer”.

Nos faz entender que o alimento também é a base de energia para nosso corpo, ou seja, é o combustível necessário para nos fazer andar, correr, brincar, trabalhar e até mesmo pensar. E ai vem a velha contradição: colocamos em nosso carro os melhores combustíveis, mas ingerimos diariamente alimentos desnecessários, consumidos apenas para satisfazer nossos desejos e não suprir nossas necessidades físicas e mentais. Dessa maneira a alimentação yogue é repleta de frutas, verduras, vegetais, grãos e sementes, capazes de promover bem estar, favorecendo o bom funcionamento de todo seu organismo.

      5. Pensamento Positivo (Vedanta) e Meditação (dhyana).

Excesso de pensamentos, agitação mental, pensamentos acelerados, estresse, ansiedade. Estamos passando por uma era onde esquecemos que, pensar é bom, mas pensar em excesso é uma bomba contra nossa saúde física e mental.

Precisamos, urgentemente aprender a acalmar nossa mente, nossos pensamentos. E uma excelente maneira é a meditação. Nossos pensamentos são capazes de promover a cura, mas também são capazes de nos destruir. Aprender a gerir nossos pensamentos nos fará ter uma vida com mais qualidade, repleta de saúde e bem estar.

“Quando a superfície de um lago está imóvel, podemos ver o fundo com muita clareza. Isso é impossível quando a superfície do lago está agitada por ondas. Do mesmo modo, quando a mente está imóvel, sem pensamentos ou desejos, podemos ver o “Ser”. Isso se chama “Yoga”.

Yoga é bem mais que postura e meditação. Yoga vai além disso tudo. Yoga inicia com restrições, cuidados e disciplinas, como por exemplo, não violência, verdades e desapego.

Quando você começa a praticar yoga, você percebe que começa haver uma inversão de valores em sua vida. Você começa a restringir violências, mentiras e a reduzir o apego aos bens materiais. Você começa a perceber um aumento da pureza, do contentamento, da austeridade. Você começa a respeitar mais a sua vida e a vida das pessoas que o rodeiam. Você percebe um maior equilíbrio mental e emocional e dessa maneira você aprende a administrar completamente seus pensamentos e sentimentos. Você começa a ser o protagonista de sua história. Subindo no palco com tranquilidade, leveza, amor e muita PAZ.

SIRVA, AMA, PURIFICA, MEDITA E REALIZE.

YOGA SIVANANDA, um estilo de Vida, capaz de te ensinar a VIVER o melhor da VIDA.

 

Fabiane Dier

Coach de Qualidade de Vida

Terapeuta Thetahealer

Professora de Yoga

Instagram e Facebook: @fabidier

Whattsap: (63) 98105-1085

 

             

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp