José Souza de Barros, mais conhecido como “O professor Souza” dedicou 55 anos da sua vida à educação. Ele é o terceiro personagem da série de entrevistas Mestres que Ensinam e Inspiram realizada pela Assessoria de Comunicação Social do deputado estadual Marcus Marcelo (PL), com o objetivo de mergulhar nas vivências dos educadores que são agentes de transformação social.
O professor Souza foi um exemplo ainda na adolescência de Marcus Marcelo, que morava na cidade de Garanhus (PE) e estudava no Colégio Diocesano. Ao mudar-se para Araguaína, em 1998, eles perderam o contato, mas a influência do educador jamais foi esquecida.
“No Ensino Médio, ele lecionava a disciplina de Biologia e a forma como interagia com os alunos e conduzia as aulas nos fascinava. Uma verdadeira inspiração para mim, tanto que, mais tarde, optei por Ciências Biológicas para ser minha primeira graduação no Ensino Superior e me tornei professor”, relembra o parlamentar.
O encontro
Em uma caminhada política, na cidade de Colinas do Tocantins, o deputado encontrou uma conterrânea e ambos descobriram que conheciam o professor Souza, foi assim que o parlamentar conseguiu o contato do seu ex-professor.
Após 26 anos, a ligação foi realizada no Dia dos Professores, 15 de outubro, na última terça-feira. “Além de agradecer pela mensagem, quero parabenizar o senhor e todos os colegas, pois a missão de ser professor é tão bonita e árdua, só sabe quem vive ou viveu”, ressaltou o parlamentar.
Durante a chamada, Souza retribuiu o agradecimento lembrando o impacto dos educadores. “Também quero te felicitar, porque você foi e ainda é professor, seremos professores para sempre porque aquilo que transmitimos perpetua-se e teve uma continuidade na vida de nossos alunos”, respondeu.
Professor e amigo
Professor Souza tem 77 anos, é casado, pais de quatro filhos e sete netos. Aos 12 anos, ele saiu da sua cidade natal Colônia Leopoldina, no estado de Alagoas para estudar em um colégio interno, onde ficou por seis anos, na intenção de ser padre. Tudo mudou quando concluiu o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
“Acredito que minha motivação para lecionar iniciou dentro do seminário, com a vocação de transmitir ao outro aquilo que a gente deseja. No caso do sacerdote, a salvação, e do professor, a transformação do homem no meio social”, expressou o educador.
Segundo ele, durante a caminhada de professor, as memórias mais marcantes foram os momentos de amizade construídos em sala de aula. “Meus alunos eram meus amigos. Sempre tinha comigo aquele amor e o carinho, e às vezes aquela preocupação. Eu sempre via neles um futuro melhor, um objetivo que poderia ser alcançado. Estirava ali as mãos para que eles pudessem alcançar. E isso eu tenho como exemplo o Marcus Marcelo e entre tantos outros”, falou Souza.
Como era o aluno Marcus Marcelo?
Quando questionado se imaginaria que um de seus alunos seguiria a mesma profissão que a dele e depois se tornaria deputado, ele comentou que desde aquela época Marcus Marcelo possuía características marcantes: a capacidade de argumentar e liderar.
“Eu gostava de chamá-lo de O Imperador, tendo como referência Marco Aurélio, o imperador romano, pois era um aluno que não fugia de seus debates com os colegas, sempre preocupado com o ensino, muito atencioso e respeitoso com seus professores, com os amigos. O Marcus tinha em si aquele debate enfático”, contou o professor.
Relacionado
Link para compartilhar: