Por Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense – O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), deu um passo importante rumo às eleições de 2026 ao reunir, em um jantar político realizado na última quarta-feira (26), em Palmas, o apoio direto de 20 deputados estaduais. O encontro, que reuniu parlamentares de diversas siglas, reforçou o nome de Amélio como um dos principais articuladores na corrida ao Palácio Araguaia.
“Continuo com a mesma posição de ser soldado: pra ser candidato a governador ou até mesmo pra balançar a bandeira pra quem for”, disse Amélio durante a reunião.
Conciliação e diálogo com Brasília
Durante a conversa, os parlamentares presentes fizeram questão de destacar que a articulação não se trata de um embate entre o Legislativo e lideranças federais.
“Não é uma candidatura da Assembleia contra Brasília ou vice-versa”, repetiram diversos deputados, sinalizando o tom conciliador da reunião.
Amélio também destacou a importância de manter o diálogo com figuras centrais da política nacional com forte atuação no Tocantins, como o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e o senador Eduardo Gomes (PL), ambos considerados fundamentais na construção de qualquer projeto estadual.
Apoio de nomes estratégicos no cenário político
O presidente da Assembleia fez questão de mencionar o papel relevante de Vicentinho Júnior (PP), reforçando os laços familiares e políticos que os aproximam. “A proximidade é grande entre eles, tanto pela família quanto pelos aliados do Bico”, afirmou Amélio, referindo-se ao prefeito Antônio do Bar, seu irmão, que mantém relação política estreita com Vicentinho e Eduardo Gomes.
Outro nome destacado foi o da senadora Professora Dorinha (UB), considerada essencial para a composição de um projeto estadual forte. “Não tem como também construir uma candidatura sem ela”, declarou Amélio, que recordou seu apoio à eleição da senadora e à articulação que levou Big Jow à presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Amplo apoio e unidade na base
Apesar do apoio explícito, Amélio foi cauteloso ao tratar da definição do candidato do grupo:
“Há espaço para todos”, garantiu, ressaltando que a decisão será tomada de forma conjunta, respeitando a viabilidade de cada nome.
A reunião também contou com deputados de diferentes partidos, como os tucanos Júnior Geo e Eduardo Mantoan, ampliando o espectro de apoio à possível candidatura. Apenas quatro parlamentares estiveram ausentes: Janad Valcari (PL), Jair Farias (UB), Gutierres Torquato (PDT) e Nilton Franco (Republicanos).
Amélio afirmou ainda que as articulações serão ampliadas, com diálogos junto a prefeitos, lideranças regionais e com Eduardo Siqueira Campos (Podemos), de quem a família mantém relações políticas desde os tempos da extinta União do Tocantins.
Link para compartilhar: