ACIARA mobiliza o município e parlamentares federais de Araguaína para trazer mais voos para a cidade.

Da Redação

Diante do anúncio recente da companhia aérea Passaredo em disponibilizar mais uma rota ligando Araguaína à São Paulo, desta vez noturno, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA voltou a reivindicar a adequação do aeroporto para receber aeronaves maiores e novos voos para a cidade.

No último dia 8, diretores da ACIARA se reuniram com o  secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Júnior Marzola, com o deputado federal Thiago Dimas e o representante do senador Eduardo Gomes, Paulo Gomes, para discutir assuntos pendentes sobre a reforma de ampliação do aeroporto de Araguaína.

“Esta sempre foi uma bandeira da ACIARA, porque é muito clara a relação entre o crescimento da cidade e uma porta de entrada facilitada, como o aeroporto. Araguaína já perdeu muitos investimentos por causa dessa baixa oferta de voos. E nossos empresários também precisam viajar para buscar novos investimentos fora do Estado”, explicou o presidente da ACIARA, Dearley Kuhn.

Novo voo

Na última semana, a Passaredo Linhas Aéreas solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a autorização para um novo voo diário ligando Guarulhos-SP à Araguaína, com escalas em Ribeirão Preto- SP, Goiânia-GO e Palmas- TO. A novidade é que o voo será à noite e assim Araguaína deixaria de receber apenas um voo por dia. A última vez que isso aconteceu foi no ano de 2015.

Redução no ICMS

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, sancionou a Lei nº 3.439, que prevê a redução da base de cálculo do ICMS no querosene de aviação. A alíquota, que era de 14%, passa a ser reduzida de forma progressiva até 3%, conforme os investimentos das empresas aéreas na aviação comercial dentro do Estado.

Com a notícia da redução na reunião, o deputado federal Thiago Dimas entrou em contato com uma executiva da companhia aérea Azul para verificar o que é preciso para voltar a operar em Araguaína.

“A nossa expectativa é que, além de um novo voo, uma nova companhia venha para a cidade. Eu fiz esse contato prévio com a companhia Azul e espero que ainda nesta semana eles possam nos dar uma resposta. Queremos aproveitar essa contrapartida da redução nos impostos no Estado para que seja implantada em Araguaína uma rota para outros destinos. Essa é uma necessidade dos empresários e também do município”, pontuou o deputado.

Reunião em Palmas

Segundo a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), na próxima quinta-feira, 11, às 14 horas, o governador Mauro Carlesse irá receber a diretoria da companhia Azul para a assinatura do Termo de Acordo de Regimento Especial (Tare), dando a concessão do benefício fiscal. A ACIARA pretende enviar uma comitiva de cerca de 30 empresários para acompanhar a assinatura e reivindicar novas rotas para a Araguaína.

Reajustes Feitos

Conforme informado pela executiva da Azul, para que o aeroporto de Araguaína possa receber aeronaves maiores (jatos da Embraer), ele precisa ser classificado na Categoria 3C - ISL.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola, afirma que todos os reparos que estavam pendentes para a ampliação e reforma do aeroporto de Araguaína foram feitos. Segundo ele, o projeto será entregue à (ANAC) por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

“O primeiro questionamento dos empresários na reunião foi sobre como está o projeto para ampliação do nosso aeroporto. O projeto foi apresentado, tinham três situações que foram revistas e já foram solucionados. O terminal será reformado e a principal mudança será na parte tecnológica. O aeroporto passará a operar de voo visual para voo de instrumento, dando mais segurança aos passageiros”, finalizou Júnior Marzola.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp