A empresa aérea Azul anunciou nesta quinta 11, que o voo inaugural de Palmas para Recife será no próximo dia 6 de julho.

Da Redação

A empresa aérea Azul anunciou nesta quinta-feira, 11, que o voo inaugural de Palmas para Recife será no próximo dia 6 de julho. O anúncio aconteceu durante a cerimônia de assinatura do Termo de Acordo de Regime Especial (Tare), pelo governador Mauro Carlesse e o diretor da Azul, Marcelo Bento, no início da tarde, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. Com o estabelecimento do termo, a empresa implantará um voo direto entre Palmas e Recife, na Região Nordeste do Brasil.

A nova rota só foi possível após a redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e  de Comunicação (ICMS) nas operações internas com Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV), estabelecida pela Lei n° 3.439/2019, de 4 de abril de 2019, oriunda da Medida Provisória n° 04/2019, enviada à Assembleia Legislativa pelo governador Mauro Carlesse no dia 8 de fevereiro de 2019.

A alíquota, que era de 14%, passa a ser reduzida de forma progressiva entre 7% e 3%, conforme o investimento da empresa aérea na aviação comercial dentro do Estado. A intenção do Governo, com a decisão, é fomentar o setor de aviação no Estado, oportunizando a ampliação do número de rotas de voos que contemplem o Tocantins como ponto de partida e de chegada, tendo referência não só a Capital, mas também outros municípios.

Estado preparado

O governador Mauro Carlesse disse, na ocasião, que o estado está preparado para atrair investimentos. Segundo o gestor, o estado está no caminho certo e tem muitas oportunidades a oferecer para quem busca novos mercados. Carlesse pediu para a Azul expandir os voos regionais para Araguaína e Gurupi, “atendendo, dessa forma, as regiões Norte, Centro e Sul, por meio da malha aérea. O governador aproveitou o momento para solicitar, à Azul, preços acessíveis para os voos, com o propósito de que o maior número possível de pessoas possam usufruir da oportunidade oferecida.

Por sua vez, o diretor da empresa aérea elogiou o empenho das autoridades do executivo e dos parlamentares tocantinenses, que foram ágeis na proposta e na aprovação de medida que proporcionou a abertura de um novo destino a partir de Palmas. Marcelo Bento afirmou que grandes projetos são resultados de grandes visões e grandes parcerias.

Fortalecendo o turismo

Afirmando que o transporte aéreo é fator de desenvolvimento, Marcelo Bento disse que a Azul vai trabalhar para fortalecer o turismo no Tocantins, abrindo mercado especialmente para o Jalapão, capacitando agentes de viagens não somente no Nordeste Brasileiro como em outras regiões do país.

Em sua opinião, está no DNA da Azul desbravar novas rotas e que o tocantinense terá oportunidade ímpar de conhecer todo o nordeste, outros destinos do Brasil e fazer uma viagem internacional, tanto para o Estados Unidos quanto para Europa, a partir de Recife, que hoje concentra 50 voos diários da empresa.

Visivelmente emocionado, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, parodiou o ex-governador Siqueira Campos, quando da aprovação do Estado do Tocantins pela Assembleia Nacional Constituinte: “Nós conseguimos, senhor governador, linkar o Tocantins diretamente ao Nordeste, a destinos internacionais”.

Tom Lyra agradeceu a todos os agentes do estado envolvidos no planejamento e na concretização do projeto que proporcionou a criação de um voo de Palmas diretamente para o Nordeste Brasileiro e incentiva a reativação de voos que haviam sido suspensos, assim como a criação de um segundo voo para o estado, o que beneficia Araguaína e Gurupi, por exemplo.

O presidente da Adetuc acredita que a iniciativa da Azul fortalecerá a economia do estado, com a geração de novos empregos, e anunciou a implantação de um modal de cargas da empresa em Palmas, com a abertura de loja também em Araguaína.

Presenças

Prestigiaram a assinatura do Tare entre o Governo do Tocantins e a Azul os deputados estaduais Antônio Andrade, presidente da Assembleia; Valderez Castelo Branco, líder do Governo; Issan Saado; Valdemar Júnior; Claiton Cardoso; Olinto Neto; Cláudia Lélis; Vanda Monteiro; e Ricardo Ayres, além do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, representantes do trade turístico e de associações da classe empresarial. O deputado federal Ely Borges e o estadual Júnior Geo mandaram representantes.

Frequência

A Azul vai operar, inicialmente, com uma frquência semanal de Palmas para Recife, aos sábados, saindo da capital do Tocantins às 10h45 e retornando de Recife às 16h10. As passagens já estão à venda no site da companhia.(Com informações do Governo do Tocantins)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp