Três novos veículos de transporte irão atender os municípios tocantinenses de Brejinho de Nazaré e Xambioá.

Da Redação

Atendendo à normativa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), realizou a Inspeção de Recebimento de Ônibus de Transporte Escolar, em três veículos novos. Os ônibus integram o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, e são destinados a atender os municípios tocantinenses de Brejinho de Nazaré e Xambioá.

A inspeção aconteceu nesta segunda, 17, em frente à sede da Metrologia Estadual e teve por objetivo constatar, por meio de avaliação técnica, a conformidade dos veículos, bem como o funcionamento dos seus sistemas e componentes.
De acordo com o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, a inspeção veicular é de suma importância. “São ônibus que circularão carregando crianças e adolescentes, oportunizando cada vez mais o acesso ao ambiente escolar. Cabe à nossa agência verificar todos os itens de segurança e ter a garantia que os usuários estão recebendo o transporte conforme proposto no Programa”, informa Rérison.

De olho na Qualidade
A inspeção faz parte de um convênio firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Inmetro, por meio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I). Cintos de segurança, para-brisas, janelas, distâncias entre cadeiras, sinalização de saídas de emergências, cronotacógrafo, elevador e espaços para cadeiras de rodas são alguns dos 120 itens internos e externos a serem inspecionados pelo técnico da AEM. “Todos os itens que oferecem segurança e comodidade para os passageiros são observados e ao final o veículo recebe um Selo de Identificação do Inmetro atestando a aprovação”, informa Bruno Santana, técnico responsável pela inspeção.

Parceira entre órgãos delegados – do Tocantins para o Brasil
Além de inspecionar os ônibus escolares que atendem o Tocantins, a AEM está autorizada a fazer a vistoria, também, nos veículos do Amapá, Roraima, Pará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Alagoas.
Para o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o intercâmbio entre profissionais é de extrema relevância e reforça a competência técnica da equipe de qualidade da Agência de Metrologia Estadual. “Temos realizado inspeções de equipamentos que irão atender diversos pontos do Brasil e a ter um profissional do Tocantins como responsável por essa ação de trabalho só reforça a capacidade técnica da nossa equipe”, destaca o presidente.

Sobre o Programa
Criado pelo Governo Federal, por meio da Resolução nº 3, de 28 de março de 2007, o Caminho da Escola é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no apoio a aquisição de veículos para o transporte escolar de alunos da educação básica que residem na zona rural. O programa objetiva a renovação da frota, a segurança e a redução dos índices de evasão escolar. É de responsabilidade do FNDE, uma autarquia federal, a execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).
Todos os veículos são inspecionados pelo Inmetro, com especificações adequadas a vias das zonas rurais e urbanas brasileiras.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp