Ex-prefeito do município por dois mandatos, Júlio César que é o atual secretário de Educação da cidade disse que "isso está definido, discutido e batido o martelo".

Por: Auro Giuliano e Ricardo Almeida

O secretário de Educação, Cultura e Desporto de Couto Magalhães Júlio César Brasil (PT), falou em entrevista ao Diário Tocantinense que é pré-candidato ao paço municipal da cidade nas eleições de 2020. Segundo o secretário, que já foi prefeito do município por duas gestões, “isso está definido, discutido e batido o martelo dentro do nosso grupo político”.

De acordo com Júlio César, o seu grupo político é composto pelos partidos que compõe a base da atual gestão, PT, PSD, DEM e PSC. “Nesse momento, estamos trabalhando na composição de chapas na construção de novas alianças”, explica.

Sobre o apoio popular, o Júlio César acredita que seu trabalho tanto prefeito, como gestor da educação, são reconhecidos na cidade. “Fui prefeito por oito anos e durante a nossa gestão foram feitas grandes realizações no município. Foram melhorias na educação e na saúde. Estruturamos a política de apoio à agricultura familiar e a e população reconhece isso”, ressalta.

A frente da Educação

Júlio César Brasil fala que a frente da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, tem alcançado bons resultados para o município. Segundo o gestor, esforços são empenhados para que o município alcance melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). “Estamos valorizando os profissionais, fazendo formação, melhorando a infraestrutura de toda a educação”, explica.

Sobre os avanços na pasta, o secretário cita a melhoria na alimentação escolar, qualificação de pessoal, no transporte escolar, que segundo ele, é um calcanhar de Aquiles em todas administrações, mas hoje todos os nossos alunos são transportados dentro de ônibus padronizados, que obedecem aos critérios de segurança e de conforto. Júlio César também conta que todas as salas de aulas do município são climatizadas.

“Com isso nós já percebemos juntos aos professores, junto a equipe pedagógica que (essas ações) vai trazer resultados porque os alunos ficam mais calmos, participam mais da aprendizagem, ficam mais tempo dentro de sala de aula”, conclui.

Gestão no executivo

 Em relação as suas gestões como prefeito de Couto Magalhães, Júlio César contra que o município tem seu Plano de Cargos, Carreiras e Renumeração implantado desde de 2005. “Implantamos o PCCR quando a maioria dos municípios se quer queriam discutir isso, nós discutimos e implantamos. Ele passou por uma reformulação, mas está bastante atual e garante salários dignos para a categoria e tem servido para fazer justiça ao trabalho dos nossos educadores”, explica.  

Sobre a relação com estado, o secretário disse que a foi melhor. “O governo do estado tem nos ajudado com as formações de professores e orientações diversas, mas já foi melhor”, afirma. Em nível federal, Júlio César disse que desde Michel Temer assumiu o governo a dois anos atrás não recebeu mais nenhuma verba federal. “Nunca mais compramos um ônibus, nunca mais recebemos recursos para mobiliário escolar”, afirma.

Em relação ao governo Jair Bolsonaro, Júlio César conta que educação está sendo desmontada. “Não tem programas novos, não tem projeto para educação. Não tem projeto para estimular a alfabetização, para combater a evasão. É um caos, que estamos vivendo”.

O gestor mostra preocupação com o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que é regulamentado por lei, e garante os repasses para o município encerra agora em 2020. “Já estou roendo as unhas, estou com medo que esse governo retire dinheiro da educação e daqui a pouco os municípios podem estar sem condições de sequer pagar os salários que vem pagando”, conta.

Julio conta com o apoio incondicional do atual prefeito da cidade, Ezequiel Guimarães, que está trabalhando fortemente nos bastidores em busca de apoios.

( Na foto Prefeito Ezequiel Guimarães)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp